quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A minha análise e algo mais...






Escrevo hoje porque quis deixar passar algum tempo depois do jogo para raciocinar melhor.

Foi um jogo muito complicado e muito difícil de gerir emocionalmente. Houve partes do jogo onde o Benfica conseguiu sobressair e incomodar a defesa do Barcelona, mas aos poucos e poucos a equipa descontrolou-se, facilitou e perdeu lucidez.

Talvez cansaço, talvez maior valia do nosso adversário. Mas uma coisa é certa, nunca o Benfica se conseguiu libertar da noção de estar a defrontar um, para muitos quase invencível Barcelona. Houve enfim um descontrolo emocional que tolheu a equipa de ideias e de movimentos.

Começamos bem. Mas a equipa depressa perdeu a noção do fio de jogo que apresentou nos primeiros 15min e baixou os braços para a inevitabilidade da derrota ainda antes do final da primeira parte.

Faltou osso aos jogadores do Benfica. Não se pode jogar com esta maciez contra o Barça. E não estou a falar de desancar a dar porrada de 3 em pipa. Falo de presença física junto dos jogadores do Barcelona a qual praticamente não existiu. Salvou-se neste aspecto Matic que se aplicou e fez uma primeira parte de grande qualidade.

E depois… Depois há as reposições de bola em jogo do Artur… Atroz a forma como sistematicamente se optou pelo chutão para o ar na 2.ª parte. Se a posse de bola do Barça já era avassaladora, o facto de o benfica só ter a bola nos pés dos seus jogadores 10 a 15 segundos acabou por marcar toda a segunda parte. Isto mais do que demonstrar que a equipa estava intranquila, o que se justifica pela qualidade do adversário que defrontávamos, demonstra quanto a mim falta de frescura física. Uma equipa cansada não tem o mesmo discernimento. Não decide da mesma maneira.

Quer-me parecer que o Jesus este ano preparou a equipa fisicamente de forma diferente dos dois últimos anos, talvez para tentar não ter aquele abatimento físico que se tem verificado no final das épocas em que é já lugar comum vermos os jogadores quase de rastos até às férias.

A derrota de ontem não deslustrou. Mas o Benfica não foi derrotado apenas por ser inferior ao Barcelona. Foi-o porque também foi inferior a si próprio.

O Benfica podia e devia ter feito muito muito mais.

Para mim é uma questão de mentalidade. De disponibilidade física e mental. E também de paz. A intranquilidade ontem demonstrada pela equipa, por exemplo no final da 1.ª parte em que podíamos ter sofrido o segundo golo mais cedo, é óbvia. Indissociável desta intraquilidade o ambiente alteroso que actualmente vivemos enquanto Benfiquistas? Não sei... Pareceu-me que não. Alguns dos meus colegas de blogoesfera persistem em colar o resultado de ontem ao momento que vivemos internamente.

A mim quer-me parecer que não. Joguei futebol durante muitos anos para saber que estes jogos são especiais. Dão pica. Mas a mentalidade de todos é tão importante...

Jesus demonstrou ontem que definitivamente não é um treinador talhado para grandes jogos (talvez excepto se o adversário for do futebol inglês) e que normalmente se amedronta na hora das decisões (algo que eu já venho a dizer há muito,muito tempo). São persistentes as alterações no alinhamento inicial em todos os jogos. E as mudanças tácticas inesperadas sem a equipa estar rotinada são também uma constante. E não me venham cá falar que utilizam os sistemas nos treinos e que por isso eles estão trabalhados. Não é a mesma coisa.

Eu sou ainda muito novo e tenho muito a aprender sobre o Benfica e sobre futebol. Gostava de aprender mais. Absorvo com avidez as prosas que se vão escrevendo por essa esfera fora. Tanto as pró como contra o actual estado de coisas.

O jogo de ontem exemplifica um pouco  aquilo que todos sentimos. Uma ambição que está castrada. Uma vontade de chegar mais longe de querer que as coisas resultem e sucessivamente falhar nos momentos cruciais. Não que o jogo de ontem seja crucial para o nosso compromisso de atingir a segunda fase da Champions. Longe disso. Mas ficou um sabor amargo. Um sentimento de que algo mais poderia e devia ter sido feito. Talvez suar aqueles 5 litros de suor extra que ontem não fomos capazes de deixar em campo...

Pagámos também com esta derrota as ausências de elementos chave na equipa. Luisão ontem seria tremendamente importante na estabilização emocional da equipa. A sua experiência seria importante.


Sinto por isto tudo que o futuro me incomoda. Angustia.

Confesso que também estou cansado de ouvir, ouvir, ouvir, ouvir e depois nada… Pufff! Um vazio e um deserto de ideias e de atitudes. E o que é facto é que ninguém se chega à frente. Não sei se é receio de perder (ou de ganhar?) o que leva a que não apareça uma alternativa para o Benfica. Mas de uma coisa tenho a certeza. Existe falta de disponibilidade dos Benfiquistas para discutir o Benfica. Falta-nos vontade para nos chegarmos à frente.



Ás vezes tento ler bem o que o José Albuquerque tem escrito acerca das nossas finanças para me tranquilizar. Mas não consigo. Esta angustia, que cresce dia após dia, está lá. Existe. E nada do que é dito hoje em dia quer pelos apoiantes quer pelos oposicionistas a LFV me tranquiliza. Auditorias? Acordos pré-Eleitorais? Nada disso me dá um rumo. Nada disso me diz para onde caminhamos.

Não consigo sentir confiança numa oposição que se esconde por detrás de mera retórica. Não sinto confiança numa direcção que se torna de dia para dia mais autista e alheia ao que se passa à sua volta.

O mar de rosas financeiro em que muitos julgávamos navegar, até pela competência que se dizia existir em quem nos dirige nesse aspecto, esfuma-se de dia para dia. Quanto mais não seja porque o Benfica tem hoje de fazer face a mais um inimigo chamado crise económica. Penso até que faltou premonição a quem analisa os mercados. Instinto. Hoje temos a noção clara que para nos tornarmos sustentáveis e manter algum controlo sobre o equilíbrio activo/passivo temos de vender. Todos os anos. E ir à Champions claro. Sem Champions nenhum clube Português pode ser viável.

Mas e se o mercado soluçar e se virar para outros lados? Que fazer quando os russos loucos deixarem de existir? E se não formos à Champions? Como pretende o Benfica sustentar os seus custos diários/mensais? Vendemos património? Outra vez? Seremos mesmo capazes de cair nos erros do passado recente?

Bom, numa perspectiva concreta e apenas analisando os activos futebolísticos que temos actualmente, será muito difícil ao Benfica fazer sair um jogador no final da época pelos mesmos valores que saíram Witsel e até Javi. E mais difícil será manter a áurea de JJ no que diz respeito à valorização dos nossos activos, até porque o seu comportamento evidencia já algum desgaste. Como diz o povão (e alguns antis encapotados), o Benfica tem de vencer mais do que apenas a taça da liga todos dos anos. Por isso Jesus joga muito esta época, e o seu comportamento ao longo dela será um espelho da sua vontade (ou da falta dela) em continuar no Benfica.

Ontem o Benfica de hoje provou-nos a todos ser muito mas muito diferente do Benfica de outrora. E para mal dos nossos pecados, demonstrou-o ser para pior.

Esperava mais. Era minha convicção que podíamos ter feito muito mais. Por isso confesso que me sinto desiludido. Mas aprendi. Aprendi que apesar de desiludido, hoje acordei já a pensar no próximo jogo com o Beira Mar. E em vencer. Sempre em vencer.

Ouviste Jesus? GANHAR SEMPRE! Com audácia... Sem "medes", sem intranquilidade. Com toda a ambição do mundo. Acorda Benfica! E levantem a cabeça que eu não gosto de ver gente desanimada.


VIVA O BENFICA PORRA!

PS: Por mais que eu tente não sou capaz de gostar do futebol deste Barça. Enérgico e pasmacento. Letárgico e letal. Cheio de contradições. Mas eficaz... Horrivelmente eficaz.

27 comentários:

  1. Pois é. Deixemos o FARÇA...quero dizer, o BARÇA porque não é do nosso campeonato e viremo-nos para o Beira-Mar.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Benfiquistas.
    Quero pedir desculpas, mas encontrei um "Adepto Benfiquista possuído" e apeteceu-me partilhar... http://youtu.be/XA6vrQcANmw

    As minhas desculpas é fora de contexto,mas serve para desanuviar...

    Prometo ler o artigo para poder comentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaahahaahahah

      Sócio que é sócio tem sempre as cotas em dia

      MAINADA

      Eliminar
  3. podes ter razao em muita coisa , eu proprio critico muitas vezes a mentalidade do benfica , mas para jogar com este barcelona nao basta mentalidade e disponibilidade fisica , é preciso tactica , jogadores com capacidade fisica e mentalidade sim mas nao com melgarejos com maxis pereiras etc , maxi pereira é bom mas esta a mau nivel neste momento , melgarejo podera vir a ser jogador mas neste momento é uma promessa , falta nos de repente dois jogadores titulares do meio campo que dvam o equilibrio a equipa , o barça tem os melhores jogadores a nivel mundial com um sistema de jogo e uma capacidade tecnica e tactica fora do comum , eu tenho 30 anos e nc vi uma equipa jogar assim um jogo colectivo perfeito interpretado por individualidades fantasticas que quando nao resolve o colectivo aparece o individual , iniesta , xavi , dani alves , fabregas , alexis sanchez , david villa , MESSI e mais ao é preciso dizer , a derrota contra o barça n me deixa satisfeito mas a mim preocupa me muito mais perder e empatar no campeonato nacional esse que deve ser o nosso principla objectivo

    ResponderEliminar
  4. A melhor análise que li no que se refere ao jogo, como também ao resto.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. O meu aplauso e sinceros parabéns ao amigo nunomaf por este artigo

    Mostra uma lucidez fantástica, escrita numa forma simples, profunda, preocupada, elucidadativa de vários factores

    - Não aparece ninguém a fim de fazer frente a Luis Filipe Vieira quando se diz e eu penso que sim que é enorme o Universo Benfiquista.
    - O Barça embora seja de outro campeonato veio a Lisboa fazer um jogo treino. O Benfica mostrou-se amorfo, atemorizado, a tremer com medo de perder por muitos, totalmente irreconhecível.
    - Jorge Jesus atualmente quase não se mexe, nada tendo a ver com o Jorge Jesus da 1.ª época.
    Este é uma sombra desse. Está saturado, cansado, ou então não sei, mas uma verdade é que algo se passa que o não deixa exteriorizar os próprios ânimos como fazia quando chegou ao Benfica. Será por ver partir os melhores jogadores? Acredito que posso ter influência no seu estado de espírito. Não quero pensar que seja outra coisa, como por exemplo, falta de apoio dentro do clube.
    - As contas do clube como não percebo nada de passivos não falarei com profundidade. Mas que me causa arrepios, causa e de que maneira.

    Temo também que os nossos melhores valores já foram e não tenhamos hipótese de ter outros com tanta valia. E preocupo-me também coo vai ser se por um acaso - Deus nos livre - não formos à Champions League.
    Nem quero imaginar.

    Por isso se calhar até seria melhor não ligar muito à Champions League e partir para de uma forma firme e intensa nos dedicarmos à Liga Zon Sagres. Temos de ser Campeões. É fundamental que tal aconteça.

    Por isso e por muito mais... o meu APLAUSO ao caro nunomaf pela calma com que indica e mostra as suas preocupações que são as minhas e porventura a de muitos milhões de benfiquistas por esse mundo fora

    VIVA O BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Sérgio Guerra04/10/12, 06:04

      A/C dos caros amigos NUNOMAF e RICARDO,

      Brilhantes! Nem mais! Totalmente de acordo convosco!

      Perder com os melhores, DÓI,... mas SOMOS O BENFICA!... TEMOS DE MORRER DE PÉ... A LUTAR PELA VITÓRIA... SEMPRE!

      Os jogadores correrram e lutaram,... mas MAL ORIENTADOS (táctica e mentalmente), predominando claramente O MEDO E UM ESPÍRITO DERROTISTA INDUZIDOS POR JJ!

      Mais uma vez, faltam-nos no banco o Mozer e o Álvaro,... não só para "gerir a atitude dos jog.s",...mas a equipa!

      Jogámos futebol +/- 15 min, podíamos ter marcado 2 golos (B.César e Lima), mas depois... JOGÁMOS SÓ COM OS OLHOS E... CORREMOS SEM NEXO... À PROCURA DE... NADA!
      A excepção da 2a.parte foi o grande remate do Salvio, bem defendido pelo Valdez! De resto, quase... ZERO!

      Sejamos pragmáticos, o "BOTTOM LINE" DO SLB DEVERÁ SER:

      1 - Venham depressa as 22.30h de Sáb° pra termos +3 pts! Se possível,... ganhando folgadamente... c/ bom futebol!
      Manteremos a liderança da Liga e 1 ou 2 "cromos" +longe, depois do jogo entre as "comadres alternadeiras"!

      2 - Na CL,... "irmos ganhar ou empatar ao Spartak" e depois, "ganharmos cá ao Spartak e ao Celtic"! Mainada!
      Assim, estaremos nos 1/8 da CL,... apesar do Barça!!!

      Até là, vamos acalmar,... e racionalizar as n/ mágoas!!!

      Ah... e reflectir o possível(?)... sobre as n/ eleicções!

      Ainda não se poderá votar nas Casas Oficiais do Benfica?
      Desculpem-me todos, mas... Dasssssseeee!... Fazer 600kms p/a votar Branco... dói mto ao coração...e + à carteira!

      Daqui deste "papado" rebaptizado de... Palermo,
      1 Abraço benfiquista a vocês, NUNOMAF e RICARDO,
      e a todos os benfiquistas,
      RSG

      Eliminar
    2. Rui Sérgio Guerra

      Abraço benfiquista

      Eliminar
  6. Ontem com o Benfica foram 74 % de posse de bola...embora o resultado tenha sido o mesmo daqui podemos constatar que o Jesus e o Benfica estiveram muito mal ontem...o Real teve mais 2% de posse de bola porque tem o melhor treinador do mundo e a sua actual equipa custou só 500 milhões de euros...daí a diferença dos 2% para o Benfica no jogo de ontem na Luz.. (texto do Coluna D'Águias Gloriosas) - Já agora pode ver-se aqui mais uma desgraça de equipa a ser positivamente passada a ferro!

    http://www.youtube.com/watch?v=yhxW5cmFb7E&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que faça muita diferença, mas no site da UEFA, a posse de bola do Barça foi de 71%.

      Eliminar
  7. Uma palavrinha... :))
    Prontes... deixei... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leu o artigo já fico feliz

      Cumprimentos caro Jorge Filipe Oliveira

      Eliminar
  8. Sobre a suposta falta de agressividade só quero lembrar os jogos do Barça contra o Inter, Chelsea e Real Madrid entre outros que acabaram com menos de 11 em campo, porque tentaram mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Esta ideia, faz-me lembrar o Setúbal que tanto tentou ser agressivo para equilibrar que acabou por facilitar o trabalho do Benfica.

    Para o resto, esquecendo que o Benfica jogou com uma equipa em formação contra uma equipa rotinada, e que ninguém consegue tirar os 60-70% de posse de bola do Barça, é tudo tão subjectivo e as interpretações tão diversas que cada um ficará com a sua ideia e ninguém a poderá contestar.

    Mas se uma equipa mostra falta de vontade e ambição quando remata mais a baliza e corre mais 8 km que o adversário então não sei o que será necessário.

    ResponderEliminar
  9. Mais um Artigo ao Mais Alto Nível.
    Estamos todos preocupados, ou desiludidos?
    Quanto ao jogo, só perdemos por 0-2... Jogámos com A MELHOR EQUIPA DO MUNDO... Afinal, foram só dois.....Onde é que eu ouvi isto?Os mesmos que os nossos Rivais perderam com as equipas mais inferiores do nosso campeonato...
    Depois acho que na Champions League ( Já fomos) o que interessa mesmo, é o campeonato...." Sermos Campeões"
    Mas, com JJ teimoso que nem uma mula, não sei não, algo se passa!!
    Bem, mas como Benfiquista que sou, tenho esperança,tanto no Campeonato como na Champions League ..

    Tenham uma boa noite.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

  10. Cara Cidália

    Obrigado por este momento.

    Parece-me que ele estava possuído por uma ""bobida"" vermelha mas que é de certeza um enorme Benfiquista e nem os vapores lhe diminuíram uma representação que aplaudo com gosto.

    ResponderEliminar

  11. Sinceramente não compreendo em nome de quem é que nada por aí gente em constantes cambalhotas.

    Em nome do Benfica não é, de certeza.

    Somos o maior clube do Mundo mas depois negam uma situação financeira caotica.

    Temos grandes craques, eu também acho que sim, mas depois perante uma exibição que espelha o bipolar treinador que ou é tudo ao ataque para no outro dia ser tudo à defesa. Não há meio termo e já diziam os romanos que: ""In medius est virtus"", que traduzido para português significa, ""no meio está a virtude"".

    Jogamos com a melhor equipa do mundo e eu digo que não é o resultado que está em causa mas sim o medo retratado em situações caricatas ao vermos jogadores do Benfica que no circulo central fugiam do adversa´rio que tinha a bola em direcção à sua área.

    Que se viu várias vezes Matic ((que muitos por aqui sempre desconsideraram)) e que ontem foi de longe o melhor em campo como o tinha sido no Chelsea, a sair da frente dos centrais para ir pressionar ao meio campo porque ninguém o fazia.

    A equipa entrou em campo a tremer talvz lembrando as últimas palavras de JJ:

    Tenham medo, muito medo esse medo, esse atavismo que ele demonstrou no banco, sim porque jj salta esbraceja, berra quando a equipa está a ganhar porque quando está a perder o homem fica paralisado como paralisada, mentalmente, estava a equipa ontem.

    Quem pensariam os jogadores quando ontem olharam para o banco???? Estamos fritos, só podiam.

    Este discurso de Farsa para aqui, Farsa para acolá é passar um atestado de menoridade aos nossos jogadores e onte a equipa que jj apresentou até dava para jogar à Farsa mas teria que o fazer desinibida, pressionar mais no sitio onde estava plantada mas jj como chefe de grupo é fraco pois não consegue transportar para si a pressão libertando os jogadores como um verdadeiro lider faz.Mas não pois estamos fartos de ver jj reclamar louros e fugir dos desaires.

    Analisando ao pomenor duvido que a equipa estaja 100% com o jj.

    Não tivemos estofo fisico. Somem o peso das duas equipas e o Benfica ganha.

    Corremos mais 8 kms que eles e todos sabem que no futebol que deve corre em primeiro é a bola.

    O reprodutores a cassete de jj estão a fazer o que ele fez a ilibá-lo como ele se ilibou com outra cassete.

    Jogamos como a melhor equipa do mundo e eles são deuses.

    Eu nunca perco nem ganho antes de jogar e nós ontem já entramos derrotados e é isso que eu critico e não a derrota.

    Depois A Farsa é muito titulada em Espanha, como os corruptos cá, sim porque são almas gemeas nos toques teatreiros, na cacetada nos efeitos especiais porque todos aqueles 5 reis de gente correm maratonas sempre em ritmo elevado mas não sempre porque eu vi o jgo deles com o Sevilga em que eles tocaram trombone contra dez e foi uma aflição para gnahr só patrocinada pelo apitadeiro, com uma expulsão imerecida e um rol de erros grosseiros.

    Que diferença para ontem mas parece que aquilo tem tempos minimos para limpar.

    Pois é, mas essa gabada equipa, a melhor dos ulmos cinco anos só ganhou UMA VEZ A CL.

    Afinal tem sido parada fora de Espanha e mais vezes não foi por escandalosos roubos e mesmo em Espanha o que ganhou na epoca passada???

    Terá sido ano de limpeza. É que os corruptos na epoca do Aldeias também ganhavam a todo o mumdo e viu-se o ano passado. Foram arassados na Europa em duas competições e cá sabemos como ganharam, só o campeonato.

    Vi por alto mas o meu filho viu o jogo todo dos corruptos hoje com o PSG.

    Foi vê-los em Vila do Conde com chumbo nos pés e de repente passados 4 dias andavam de foguete no..e chegavam sempre primeiro a bola e ganhavam os ressaltos a algumas torres do PSG e saía tudo bem.

    Assim é um regalo, é tudo Maradonas.

    Porque isto vai longo deixo essa questão da oposição, assunto em que estou por dentro para outra ocasião ou quem sabe um post.

    Ainda não vi o Meu Clube fazer um jogo de jeito este ano e por este andar tan~mbém eu tenho medo porque..não posso ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TANTO PESSIMISMO CARO CONDE.
      Eles são melhores, jogam melhor, ganharam.
      Há que aceitar, porque nisto do jogo da bola foi e será sempre assim para uns ganharem outros têm que perder, e não me cairam os parentes na lama por ter aceite a superioridade dos de Barcelona.
      Tenho dito.

      Eliminar

  12. Faltou-me referir a questão de mais remates.

    Todos os remates enquadrados com a baliza mesmo que fitos a 40 mts contam.

    Sinceramente não compreendo o que jj que avalisar com isto.

    Tivemos duas oportunidades e demos graças por não ter sido goleados porque oportunidades não faltaram ao Farsa.

    Se quiserem comprovar digam que eu mando um CD pois ainda tenho o jogo gravado.

    O Viera é que diz; Sejamos sérios.

    ResponderEliminar
  13. Jose Albuquerque04/10/12, 04:38

    Enorme Nunomaf, Companheiro,

    Ja tinha saudades destes teus (belissimos) textos em que nos interrogas a todos sobre aspetos fundamentais do presente e do futuro do Clube.

    Sao 2 os pontos essenciais em que discordo de ti: (1) essa 'angustia' quanto a participacao na Champions e (2) esse receio quanto a sustentabilidade economica e financeira do atual modelo de Gestao.

    Explica-me, por favor, em que hipotese a Equipa nao se qualificaria para a 'CL'?
    Cumulativamente, seria necessario ficar em terceiro na "Liga" e, depois, ser eliminada na pre eliminatoria, ou seja ... baixissima probabilidade (e um 'justo' castigo, se acontecesse)

    Quanto ao modelo de Gestao, sabes bem que eu considero que o atual (tem 6 anos de 'idade') passa por ter um Plantel cujos custos estao adaptados a um nivel de Proveitos impossivel de atingir sob a canga do mamao chupista e com os normais niveis de receitas em 'quotas' e 'bilhetica', ou seja: necessita do impulso que resulta das mais valias com vendas de 'Passes' (nao por imperativo de tesouraria, que nesse ponto a SAD NAO TEM DE VENDER, outrossim para viabilizar a manutencao do atual nivel de investimentos).
    Este 'modelo' so podera evoluir para o patamar seguinte a partir de 2013 e na medida em que sejamos capazes de rentabilizar os 'Direitos de TV' e, acima de tudo, a partir do momento em que a Nossa 'Fabrica' torne apenas supletivos e pontuais as necessidades de investimento em Atletas nao formados internamente.

    De resto, estou contigo nesse lamento perante a cobardia e/ou incompetencia dos tantos Companheiros que, sendo claramente contra a atual Gestao, nao querem, ou nao podem, ou nao conseguem construir uma alternativa.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  14. A Equipa B permite perspectivar, com alguma razoabilidade, o fornecimento de bons jogadores para a equipa principal, sem perda competitiva, aliviando assim, a necessidade de manter os actuais níveis de investimento da SAD em novos jogadores.

    À questão da exploração própria e rentabilização dos Direitos televisivos, junta-se a renegociação a breve prazo de varios patrocínios bem como a internacionalização da marca Benfica, com a Btv como veículo para o efeito. Tudo isto, poderá e deverá representar uma nova pagina no que respeita a proveitos operacionais.

    Menor pressão na SAD para investir em jogadores,por outro lado, e maior nível de proveitos operacionais, por outro, poderá significar maior capacidade de investir noutras áreas estratégicas do clube ou na redução do nível de endividamento.

    Olhando para as condicionantes do passado, só posso estar confiante quanto ao futuro, desportiva e economicamente.

    Saudações benfiquistas,
    Super Águia

    ResponderEliminar
  15. Agradeço a todos os vossos comentários. Que venha ele então. O futuro.

    Dia 26 é o primeiro dia do resto da vida do Benfica :)

    Até lá, é ganhar, ganhar, ganhar!

    ResponderEliminar
  16. Este texto deveria ser lido por todos os benfiquistas incluindo o Staf do clube.
    É digno de se fazer uma profunda reflexão.

    Benfica = Ganhar

    ResponderEliminar
  17. Atualmente se jogássemos de igual para igual com o Barcelona levávamos meia dúzia, ou estão convencidos que existem milagres?

    ResponderEliminar

  18. Para arauto de promessas ((não cumpridas)) já me chega o Viera mas pelos vistos andam por aqui alguns que vão mais longe e até prometem o céu.

    Para estes além de tudo correr sobre rodas também não largam aquele discurso cinico e recorrente da falta de oposição.

    Por analogia em Portugal também vivemos quase 50 anos em que parecia não haver oposição, também se adaptava a constituição aos interesses da época, também tinhamos os comunistas que comiam criancinhas ao pequeno almoço e eram presos e torturados pela pide, também se ganhavam eleições por plebiscito.

    Mas será que não havia oposição??? Claro que havia.

    Entretanto a pata da cadeira partiu e o homem caiu ficando moribundo e o regime acabou estilhaçado e o tombo foi festejado por percentagem superior às do plebiscito que se fartou de ganhar eleições.

    E pasme-se...não havia oposição.

    PS-Por falar em oposição convido-vos a visitar o...

    http://www.eddg.gloriosasfera.com/

    Abraço e VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...