sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Discurso do presidente do SL Benfica


Luís Filipe Vieira: “A vida do Clube está acima de visões de curto prazo”

O Sport Lisboa e Benfica continua o seu trabalho de manter e alargar um dos baluartes do benfiquismo aquém e além-fronteiras, como têm sido as Casas do Benfica. 
Assim sendo, o presidente do Clube, Luís Filipe Vieira, marcou, esta sexta-feira, presença no Algarve para a inauguração das novas instalações da Casa do Benfica em Vila Real de Santo António. 
Leia na íntegra o discurso do líder máximo do Benfica:

“Permitam-me que comece a minha intervenção por agradecer a vossa hospitalidade, a vossa dedicação, o vosso trabalho.

É um orgulho estar aqui. É um orgulho poder associar-me à inauguração de mais uma Casa do Benfica com a nova imagem, sabendo de antemão todo o esforço que foi necessário da vossa parte.

Há uma imensidão de gente que diariamente trabalha para o SL Benfica e que raramente tem o reconhecimento que merece.

E esta é uma nota que aqui queria deixar, porque sou testemunha desta realidade, e sou grato – enquanto presidente do SL Benfica – por poder beneficiar do empenho e da entrega de tantas e tantas pessoas.

A vossa dedicação deve ser destacada e reconhecida, porque muito do sucesso e da recuperação do Sport Lisboa e Benfica passou pelo esforço diário que sempre colocaram a favor do Clube.

A maior parte das vezes é um trabalho invisível, mas fundamental para termos conseguido chegar onde chegámos.

Permitam-me por isso que agradeça, na pessoa do presidente da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, César Costa, a toda a Direcção da Casa e a todas as pessoas que trabalharam e tornaram possível chegar até aqui.

Quem me conhece sabe que sempre coloquei as Casas do Benfica como uma das prioridades da nossa estratégia, porque é da soma das muitas Casas do Benfica espalhadas pelo País que conseguimos manter a dinâmica de crescimento de um Clube que é nacional, que une o País, que se afirma como símbolo de Portugal em todo o Mundo.

Quando olho para esta sala, descubro aquilo que o Benfica tem de melhor: os seus sócios e adeptos. Sem vocês nada disto faria sentido. Sem vocês, seguramente, não estaríamos aqui hoje.

Nunca fui - enquanto presidente do Benfica - nem demagógico, nem ligeiro. Como em tudo na vida tem de haver ambição, mas ao mesmo tempo equilíbrio e bom senso nas decisões.

Por isso e por outras coisas conseguimos trazer o Benfica até aqui.

E há uma coisa que quero deixar bem clara para todos os benfiquistas: entre a demagogia e a realidade vou sempre decidir com seriedade e realismo.

Decido sempre em função do interesse e do benefício do Clube.

O Benfica fez um grande esforço para manter o actual plantel num tempo que todos reconhecem ser muito difícil do ponto de vista financeiro.

Há quatro meses pensei que teríamos de fazer um sacrifício maior.

Fui dos primeiros a alertar que o futebol não pode viver à margem da realidade e que não pode viver acima das suas possibilidades.

Portanto, para mim as opções são claras: A vida do Clube está bem acima de qualquer visão de curto prazo, porque o curto prazo já significou – num passado ainda recente - o princípio do fim do Clube. E isso não quero, nem vou permitir que se repita.

Tenho orgulho em todo o trabalho realizado até aqui e não seria eu, seguramente, a pôr em causa tudo o que até aqui foi feito.

Perdemos dois jogadores influentes, sem dúvida! Mas vamos ganhar mais três ou quatro com igual ou maior influência, porque a vida é feita de ciclos e os jogadores que cá ficaram vão provar que têm valor para substituir os que partiram.

Só há um jogador na vida do Benfica que não tem substituto, nem a nível de talento, nem ao nível dos afectos, que é Eusébio da Silva Ferreira.

Na vida, como no futebol, não há insubstituíveis. Por isso repito aquilo que já disse há alguns dias: confio na equipa do Benfica, no seu talento e na sua dedicação.

Para mim, os jogadores mais importantes são os que ficam, os que sentem a camisola, os que nos vão encher de alegrias no futuro.

É com eles que vamos continuar a ganhar e é para eles que peço o vosso total apoio.

Confio, ainda, no trabalho que estamos a desenvolver a nível da Formação e da equipa B. Estivemos muitos anos à espera de uma mão cheia de jovens portugueses com a capacidade daqueles que hoje temos na nossa equipa B.

Tenho uma grande esperança em que muitos deles possam chegar à equipa principal.

Mas há um pedido que quero aqui deixar a todos: não podemos estar sempre a reclamar por jogadores portugueses e depois criticá-los ao primeiro erro, à primeira falha.

Eles vão falhar, como todos os outros falham, e a nossa obrigação é redobrar o nosso apoio e o nosso incentivo porque só assim podemos inverter o actual cenário.

Permitam-me uma palavra final dedicada as nossas modalidades para dedicar uma palavra especial às nossas equipas de Andebol e Futsal que iniciaram a presente época conquistando as respectivas Supertaças.

Este é um ano em que as modalidades têm de voltar a fazer história. Têm de ganhar mais do que ganharam no ano passado!

Obrigado a todos!”
**********************
Falou e disse. E se disse está dito 

11 comentários:

  1. Boa noite Benfiquistas...
    Pois, falou muito bem, mas eu quer-me parecer que está já a comprar votos.. :))
    Assim esperamos que este ano nos corra bem as tOdos os níveis.....
    CARREGA BENFICA.. Tenham um excelente fim de semana...

    ResponderEliminar
  2. "Nunca fui - enquanto presidente do Benfica - nem demagógico, nem ligeiro".
    Mas ninguém esboçou um sorriso naquela sala?

    ResponderEliminar
  3. O discurso está politicamente correcto.
    Nesta hora e dado os movimentos recentes que vivemos, o discurso não podia ser outra coisa. É preciso- com Vieira ou sem Vieira - tocar o Benfica para a frente e de o levarmos em ombros nas campanhas que se avizinham !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do discurso.

      Acredito que o Benfica vai ter equipa para vencer o campeonato sem dar hipótese a ninguém

      Acredito mesmo...

      Eliminar
  4. Ainda hoje saíu esta pérola:
    "Foi na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde esteve antes de inaugurar a Casa do Benfica da localidade algarvia, que o presidente dos encarnados Luís Filipe Vieira, assumiu o desejo de transformar o Benfica num clube forte mundialmente.

    «Queremos um Benfica forte em termos mundiais. Vamos manter o mesmo percurso, conduzindo o Benfica cada vez mais forte em termos mundiais, conquistando cada vez mais títulos», afirmou o presidente dos encarnados.
    Se forem 3 títulos nos próximos 10 anos, já justifica o discurso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é que tem de ser o discurso de um presidente de um clube como o Benfica?

      Não tem de ser de esperança e vontade de cada vez fazer melhor?

      Eliminar
    2. Mas ele afirma: "...vamos manter o mesmo percurso"!
      E a vontade e esperança chegam ou é preciso também competência?

      Eliminar
  5. Se houvesse uma oposição forte se calhar a venda do Javi e do Witsel iria com muita demagogia custar a re-eleição. Mas duvido que alguém consiga montar uma oposição que não seja apenas para auto-promoção!

    ResponderEliminar

  6. Entendi que quando falou que pretendia um Benfica mais forte em termos mundiais se referia a mais sócios e a mais visibilidade externa. Até penso ser uma orientação estratégica importante, no que respeita a reforçar a sustentabilidade do clube...

    Para quem menospreza a importância de Vieira persistir em lembrar o caminho de prudência e rigor seguido até aqui, e questiona a competência da sua gestão, basta ver que em 2011 e 2012, o prejuízo acumulado do Sporting foi de cerca de 90Me.

    São números destes que tiram a esperança!




    ResponderEliminar
  7. Não gostei, demagogia em demasia para a realidade do SLBenfica. Quem terá sido o gajo que lhe escreveu o discurso?

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...