sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Discurso do presidente do SL Benfica


Luís Filipe Vieira: “A vida do Clube está acima de visões de curto prazo”

O Sport Lisboa e Benfica continua o seu trabalho de manter e alargar um dos baluartes do benfiquismo aquém e além-fronteiras, como têm sido as Casas do Benfica. 
Assim sendo, o presidente do Clube, Luís Filipe Vieira, marcou, esta sexta-feira, presença no Algarve para a inauguração das novas instalações da Casa do Benfica em Vila Real de Santo António. 
Leia na íntegra o discurso do líder máximo do Benfica:

“Permitam-me que comece a minha intervenção por agradecer a vossa hospitalidade, a vossa dedicação, o vosso trabalho.

É um orgulho estar aqui. É um orgulho poder associar-me à inauguração de mais uma Casa do Benfica com a nova imagem, sabendo de antemão todo o esforço que foi necessário da vossa parte.

Há uma imensidão de gente que diariamente trabalha para o SL Benfica e que raramente tem o reconhecimento que merece.

E esta é uma nota que aqui queria deixar, porque sou testemunha desta realidade, e sou grato – enquanto presidente do SL Benfica – por poder beneficiar do empenho e da entrega de tantas e tantas pessoas.

A vossa dedicação deve ser destacada e reconhecida, porque muito do sucesso e da recuperação do Sport Lisboa e Benfica passou pelo esforço diário que sempre colocaram a favor do Clube.

A maior parte das vezes é um trabalho invisível, mas fundamental para termos conseguido chegar onde chegámos.

Permitam-me por isso que agradeça, na pessoa do presidente da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, César Costa, a toda a Direcção da Casa e a todas as pessoas que trabalharam e tornaram possível chegar até aqui.

Quem me conhece sabe que sempre coloquei as Casas do Benfica como uma das prioridades da nossa estratégia, porque é da soma das muitas Casas do Benfica espalhadas pelo País que conseguimos manter a dinâmica de crescimento de um Clube que é nacional, que une o País, que se afirma como símbolo de Portugal em todo o Mundo.

Quando olho para esta sala, descubro aquilo que o Benfica tem de melhor: os seus sócios e adeptos. Sem vocês nada disto faria sentido. Sem vocês, seguramente, não estaríamos aqui hoje.

Nunca fui - enquanto presidente do Benfica - nem demagógico, nem ligeiro. Como em tudo na vida tem de haver ambição, mas ao mesmo tempo equilíbrio e bom senso nas decisões.

Por isso e por outras coisas conseguimos trazer o Benfica até aqui.

E há uma coisa que quero deixar bem clara para todos os benfiquistas: entre a demagogia e a realidade vou sempre decidir com seriedade e realismo.

Decido sempre em função do interesse e do benefício do Clube.

O Benfica fez um grande esforço para manter o actual plantel num tempo que todos reconhecem ser muito difícil do ponto de vista financeiro.

Há quatro meses pensei que teríamos de fazer um sacrifício maior.

Fui dos primeiros a alertar que o futebol não pode viver à margem da realidade e que não pode viver acima das suas possibilidades.

Portanto, para mim as opções são claras: A vida do Clube está bem acima de qualquer visão de curto prazo, porque o curto prazo já significou – num passado ainda recente - o princípio do fim do Clube. E isso não quero, nem vou permitir que se repita.

Tenho orgulho em todo o trabalho realizado até aqui e não seria eu, seguramente, a pôr em causa tudo o que até aqui foi feito.

Perdemos dois jogadores influentes, sem dúvida! Mas vamos ganhar mais três ou quatro com igual ou maior influência, porque a vida é feita de ciclos e os jogadores que cá ficaram vão provar que têm valor para substituir os que partiram.

Só há um jogador na vida do Benfica que não tem substituto, nem a nível de talento, nem ao nível dos afectos, que é Eusébio da Silva Ferreira.

Na vida, como no futebol, não há insubstituíveis. Por isso repito aquilo que já disse há alguns dias: confio na equipa do Benfica, no seu talento e na sua dedicação.

Para mim, os jogadores mais importantes são os que ficam, os que sentem a camisola, os que nos vão encher de alegrias no futuro.

É com eles que vamos continuar a ganhar e é para eles que peço o vosso total apoio.

Confio, ainda, no trabalho que estamos a desenvolver a nível da Formação e da equipa B. Estivemos muitos anos à espera de uma mão cheia de jovens portugueses com a capacidade daqueles que hoje temos na nossa equipa B.

Tenho uma grande esperança em que muitos deles possam chegar à equipa principal.

Mas há um pedido que quero aqui deixar a todos: não podemos estar sempre a reclamar por jogadores portugueses e depois criticá-los ao primeiro erro, à primeira falha.

Eles vão falhar, como todos os outros falham, e a nossa obrigação é redobrar o nosso apoio e o nosso incentivo porque só assim podemos inverter o actual cenário.

Permitam-me uma palavra final dedicada as nossas modalidades para dedicar uma palavra especial às nossas equipas de Andebol e Futsal que iniciaram a presente época conquistando as respectivas Supertaças.

Este é um ano em que as modalidades têm de voltar a fazer história. Têm de ganhar mais do que ganharam no ano passado!

Obrigado a todos!”
**********************
Falou e disse. E se disse está dito 

11 comentários:

  1. Boa noite Benfiquistas...
    Pois, falou muito bem, mas eu quer-me parecer que está já a comprar votos.. :))
    Assim esperamos que este ano nos corra bem as tOdos os níveis.....
    CARREGA BENFICA.. Tenham um excelente fim de semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Bom fim de semana Cidália Ferreira

      Eliminar
  2. "Nunca fui - enquanto presidente do Benfica - nem demagógico, nem ligeiro".
    Mas ninguém esboçou um sorriso naquela sala?

    ResponderEliminar
  3. O discurso está politicamente correcto.
    Nesta hora e dado os movimentos recentes que vivemos, o discurso não podia ser outra coisa. É preciso- com Vieira ou sem Vieira - tocar o Benfica para a frente e de o levarmos em ombros nas campanhas que se avizinham !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do discurso.

      Acredito que o Benfica vai ter equipa para vencer o campeonato sem dar hipótese a ninguém

      Acredito mesmo...

      Eliminar
  4. Ainda hoje saíu esta pérola:
    "Foi na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde esteve antes de inaugurar a Casa do Benfica da localidade algarvia, que o presidente dos encarnados Luís Filipe Vieira, assumiu o desejo de transformar o Benfica num clube forte mundialmente.

    «Queremos um Benfica forte em termos mundiais. Vamos manter o mesmo percurso, conduzindo o Benfica cada vez mais forte em termos mundiais, conquistando cada vez mais títulos», afirmou o presidente dos encarnados.
    Se forem 3 títulos nos próximos 10 anos, já justifica o discurso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é que tem de ser o discurso de um presidente de um clube como o Benfica?

      Não tem de ser de esperança e vontade de cada vez fazer melhor?

      Eliminar
    2. Mas ele afirma: "...vamos manter o mesmo percurso"!
      E a vontade e esperança chegam ou é preciso também competência?

      Eliminar
  5. Se houvesse uma oposição forte se calhar a venda do Javi e do Witsel iria com muita demagogia custar a re-eleição. Mas duvido que alguém consiga montar uma oposição que não seja apenas para auto-promoção!

    ResponderEliminar

  6. Entendi que quando falou que pretendia um Benfica mais forte em termos mundiais se referia a mais sócios e a mais visibilidade externa. Até penso ser uma orientação estratégica importante, no que respeita a reforçar a sustentabilidade do clube...

    Para quem menospreza a importância de Vieira persistir em lembrar o caminho de prudência e rigor seguido até aqui, e questiona a competência da sua gestão, basta ver que em 2011 e 2012, o prejuízo acumulado do Sporting foi de cerca de 90Me.

    São números destes que tiram a esperança!




    ResponderEliminar
  7. Não gostei, demagogia em demasia para a realidade do SLBenfica. Quem terá sido o gajo que lhe escreveu o discurso?

    ResponderEliminar

Todos os comentários Anónimos - ou outros - menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...