segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Descubra as diferenças!

Segunda Feira 20/10/2003 - Jogo Oficial - Boavista vs Corruptos

Aos 79' de jogo, Deco é expulso por receber o 2.º amarelo após ter jogado a bola sem bota calçada. na sequência da expulsão Deco atira a bota ao árbitro atingindo-o no ventre.

Reacção do Polvo:

Vou-me socorrer de parte das escutas do apito dourado, pois apesar de não serem reacções oficiais, são conversas e palavras emitidas pelos responsáveis de ambos os clubes envolvidos na partida. Uma transcrição completa podem encontrá-la aqui.
24.10.03, 14:24 – Valentim Loureiro (VL) telefona a Pinto da Costa (PC) por causa de Deco ter atirado uma bota ao árbitro, disposto a intervir para minorar a penalização
29.10.03 - Pinto de Sousa fala com Paulo Paraty e convence o árbitro a evitar a expressão “agressão” e a utilizar “comportamento incorrecto”.
19:19 – Pinto de Sousa liga a PC e diz o que falou com o árbitro, e diz para Deco ou Reinaldo Teles pedirem desculpa ao árbitro.

29.10.03, 20:56 – VL telefona a pessoa identificada para que a RTP só passe as primeiras imagens (relativas ao chão, sendo que as 2ªs se referiam ao árbitro): “Ouça lá, se não houver branqueamento da situação (...) aquilo no mínimo são 3 meses, pá, no mínimo, que é a negra a 50%, pá”. 
30.10.03, 14:16 – VL telefona ao Dr. E. Medeiros (da LPFP) para saber quem era o juiz do Caso Deco e pergunta se é “um gajo acessível ou se é uma merda”.
14:44 – VL fala com o magistrado
14:46 – VL liga ao filho João Loureiro
22:50 – VL liga ao Dr. E. Medeiros “no sentido de serem feitos todos os esforços para Deco ser suspenso antes do jogo com o Boavista”. Isso não aconteceu e Deco só foi suspenso a 22.11.03


Reacção do Benfica:

A esta distância já não me foi possível por pesquisa simples encontrar registos de reacções por parte do Benfica ao sucedido. Mas sinceramente não me recordo de nenhuma. Pelo menos oficial.

Conclusão:

Deco que há luz dos regulamentos poderia incorrer numa suspensão de até 6 meses acaba por ser suspenso por apenas 2 dois jogos após recurso para o conselho de justiça. As imagens do lance desapareceram misteriosamente do arquivo da RTP, para nunca mais serem encontradas. A questão foi devidamente abafada na comunicação social e os registos existentes sobre o assunto resumem-se a breves notícias de arquivo.



Sábado, 11/08/2012 - Jogo Particular - Dusseldorf - Benfica


Aos 39' de jogo e após expulsão de Javi Garcia, Luisão corre impetuosamente para a zona onde dois dos seus colegas discutiam com o árbitro, e dá-lhe um encontrão com o peito. O senhor de amarelo simula desmaio e tomba apalhaçadamente para trás e após alguns minutos de estupefacção geral levanta-se, abandona o terreno pelo seu próprio pé e dá o jogo por terminado.

Reacção do Benfica:

11.08.12 - Em nota oficial no seu site o Benfica informa da suspensão do jogo devido a "lamentável cena de teatro do árbitro alemão, Christian Fischer".
11.08.12 - Luisão informa estar de consciência tranquila e não temer qualquer castigo.
11.08.12 - António Carraça diz estar incrédulo com a posição do árbitro e terem tentado agendar nova data para o encontro. Tentaram ainda que o árbitro voltasse ao relvado mas este nem sequer os quis receber.
16.08.12 - Luisão volta a afirmar estar tranquilo, lamentando o sucedido e dizendo que a sua carreira fala por si.
16.08.12 - Após reunião com o presidente do Dusseldorf, patrocinada pelo Gomes das facturas, o Benfica anuncia e publica no seu site fotos do acordo que foi obtido com o clube alemão referente às questões financeiras derivadas da interrupção da partida.
17.08.12 - Em declarações à BenficaTV, JJ garantiu que as gargalhadas que trocou com Javi Garcia, após o incidente entre Luisão e o árbitro do jogo com o Dusseldorf, não deveriam ser interpretadas como falta de respeito em relação à situação e ao juíz da partida, pois apenas comentava com o seu jogador que até o podia substituir que ninguem dava por nada.
17.08.12 - Em resposta ao Bufento mor LFV contra-ataca e acusa FC Porto de ter ordenados em atraso.
21.08.12 - Empresário de Luisão afirma que a Direcção do SLB lhe indicou que Luisão tem poucas hipóteses de ser castigado.
14.09.12 - Após conhecimento do castigo de 2 meses a Luisão, o Benfica emite nota no seu site a qual passo a citar: "O referido Acórdão, do qual emerge uma sanção efetiva e relevante que penaliza quer o atleta, quer o SL Benfica, vai ser objeto da devida e ponderada análise, pelo que não será proferido qualquer outro comentário até à conclusão da mesma."

Reacção do Polvo:
Foram várias as notícias nos jornais do sistema relacionadas com este caso. Poderia aqui dar vários exemplos. Mas o que interessa são reacções oficiais. Aqui estão elas:
11.08.12 - Em entrevista à RTP, após o encontro da Supertaça contra a Académica o dirigente acusado de corrupção diz o seguinte:  "Este jogo foi bom. É sempre bom começar a ganhar. Foi uma vitória importante e merecida. Foi bom para compensar o triste episódio da Alemanha. São esses episódios que fazem o futebol ter uma má imagem".
17.08.12 - Quando questionado acerca do "affaire" Luisão, e após ter afirmado que não comentava o assunto, Pinto da Costa volta à carga: "Não espero nada. Espero que Conselho de Disciplina faça o que entender conforme os regulamentos. Não sou eu que vou dar opinião sobre o que deve ser feito, porque são órgaos que respeito. Não comento antes nem depois, porque o assunto não me diz respeito. E nem preciso de ofender ninguém como estratégia para tentar armar em vítima quando os meus jogadores cometem atos irrefletidos."
17.08.12 - Após a reacção de LFV às suas declarações da manhã, o Senhor dos Corruptos afirma: "O Benfica vai ter eleições em Outubro, e embora o senhor Luís Filipe Vieira tenha afastado quase todos os possíveis candidatos com aquela alteração dos estatutos, de obrigar a ter 25 anos de sócios, está em campanha eleitoral e nada melhor do que encontrar um alvo e uma guerra com o FC Porto. Está mal avisado se pensa que lhe vou dar troco dessa maneira porque ele está em campanha mas eu não estou. Compreendo a posição dele. Já me disseram que ele não tem vergonha do que aconteceu na Alemanha, não sei porque foi a correr levar o dinheiro. Não vou entrar nesse jogo. Queria só, porque se fala em vergonha disto e daquilo, vergonha teria se tivesse sido condenado por roubo, fosse no tribunal da Boa Hora ou noutro qualquer. De resto não entro nessa conversa porque não estou em campanha eleitoral. E quando estou não preciso de entrar em guerras com ninguém para ter os sócios do meu lado."
05.09.12 -  Após conhecimento do castigo a JJ, a sociedade corrupta emite comunicado no seu site com a seguinte passagem: "Curiosamente, isto [castigo a Jorge Jesus] acontece depois de há três semanas a secção não profissional do mesmo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado um processo urgente para o caso Luisão. E o que é que o carácter de urgente confere ao processo? Ser decidido em 15 dias... O FC Porto espera que isto não faça jurisprudência para ser aplicável ao caso Luisão."

Conclusão:
O caso Luisão é julgado pela secção não profissional do CD da FPF. E, há luz do escrito no artigo 145º do Regulamento Disciplinar decide suspender Luisão por 2 meses, podendo o jogador ficar afastado dos relvados por 11 jogos, caso a FIFA entenda estender o castigo às competições Europeias, considerando agressão a peitada que Luisão deu ao actor alemão.


Caros amigos.

Estamos aqui perante um caso gritante de dois pesos e duas medidas, pois como muito bem já outros colegas de gloriosaesfera afirmaram, as peitadas de Belushi e do lançador de medalhas que era defesa esquerdo dos lagartos não foram julgadas como tal.

O relatório do actor alemão não menciona ainda a palavra agressão, por isso esta classificação do acto foi dada pelo relator do processo no CD, baseada como é óbvio nas imagens televisivas e mais uma vez o Benfica é cobaia de um regulamento que parece só servir quando o mesmo lhe tem ser aplicado ou aos seus funcionários.

O Benfica não pode apenas deixar correr o marfim e lavar as mãos como Pilatos, afirmando ir "serenamente" analisar o acórdão para depois reagir. Mas o que é isto?

Mas será possível que não exista ninguém que consiga abrir os olhos a esta gente? Será que todos os nossos avisos continuam a cair em saco roto? Até quando esta inépcia? Agora fazem o quê? Apresentam recurso? Para quê? Acham realmente que o nosso amigo Herculano vai decidir do recurso em tempo útil para que a suspensão de 2 meses não se concretize na sua totalidade? E ainda temos a decisão da FIFA não é? Mas que raio, será possível que o nosso Benfica continue a levar lambadas destas sem reagir convenientemente? Somos o abono de família desta gentalha toda e ainda por cima nos vão ao pacote descaradamente?

Até quando Benfica? Até quando?

PS: Quem tiver acesso ao texto do acórdão faça o favor de o enviar para o mail do blogue.

PPS: Desportivamente esta suspensão é pior do que a venda do Witsel. Acreditem no que vos estou a dizer. O futuro vai-se encarregar de me dar razão.

25 comentários:

  1. Caro Nunomaf, excelente este teu trabalho. Tmabém eu fiz algo semelhante no meu blogue, só que documentei com vídeos, curiosamente o título do post foi o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Jotas,

    Já vi e li o texto no blog. Está muito bom! O título ser igual foi realmente coincidência. Uma boa coincidência!

    Temos de continuar a denunciar isto. É uma vergonha continuarmos a pactuar indefinidamente com esta dualidade de critérios que sempre mas sempre nos prejudica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nunomaf, denunciar estas vergonhas é para mim ponto de honra, lamento é que a nossa imprensa me parece completamente comprometida com o poder instalado e como tal continue a branquear estas situações e lamento a conivência lagarta como este estado de coisas.

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar só espero que não tenhas a razão que falas e pareces vir a querer.

    Sobre o que pode ser feito etc e tal é muito bonito mas mandando nos meandros podes fazer algo não mandando que podes fazer???

    É muito fácil falar, certo é que conseguimos bater-nos contra um adversário com arbitragem e conselhos de disciplina do outro lado!
    E afinal qual a solução? Se estrabucharmos ainda nos agravam o castigo?

    Isto vai lá com calma e colocando elementos que nos defendam o resto são lérias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro último!

      "...a razão que falas e pareces vir a querer."

      Tenha juízo homem. Eu quero é não ter razão. Foi uma força de expressão que se calhar não ficou bem no contexto da postadela.

      O Benfica só não manda nesses meandros de que fala porque sucessivamente se deixa comer na hora da verdade.

      As eleições para a LPFP e para a FPF são exemplo disso. Quer melhor exemplo do que esse? É claro que agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado... Mas negar isto parece-me impossível.

      Eliminar
  4. Jose Albuquerque17/09/12, 15:33

    Enorme Nuno, Companheiro,
    Parabens pelo excelente trabalho (felicitacoes extensiveis ao Enorme Jotas) que resultou num belissimo post.
    Entretanto, permite-me uma pergunta: tu sugeres, exatamente, que a SAD faca o que?
    Algo semelhante ao que nos contas e que foram as 'solucoes' do POLVO?

    Concretamente, quais seriam as tuas opcoes?
    Recorrias, ou nao?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/09/12, 17:04

      em aditamento, sugiro a todos uma visita ao CORACAOENCARNADO, onde o Enorme GIL VICENTE (um Jurista confirmadissimo) discute, em linguagem bem acessivel, o substrato juridico da questao.

      Leitura obrigatoria, na minha humilde opiniao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Primeiro ler o acórdão. Sem saber o que lá está escrito não vale a pena estar a inventar nada para além do que já disse.

      Recorrer só se for para limpar a folha do Luisão. Está lá escrito isso se não por estas palavras. Não vejo outra utilidade de um recurso se não for por uma questão de honra e de justiça. Desportivamente apresentar recurso conjugado com o seu timing de decisão parece-me perfeitamente inconsequente.

      Quanto a sugerir o que fazer... Gostava antes que me respondessem às perguntas que fiz. Mas parece-me óbvio que a nossa estratégia tem de passar por uma intervenção mais activa junto da comunicação social e junto dos centros de decisão. Sem pressão e no estado actual de coisas não vamos a lado nenhum.

      Diga-se de passagem que continuo a achar a nossa comunicação confusa e pouco homogénea. Para além de uma falta clara de espírito de grupo, pois cada um inventa a sua versão, quando nestes casos deveria haver apenas uma e oficial do clube sem mais comentários de quem quer que seja.

      Houve muita gente a falar ao mesmo tempo e muitas vezes sem nexo. E sinceramente, com outra pessoa junto da equipa tenho a certeza que se tinha conseguido chegar à fala com o árbitro do jogo na altura certa.

      Quanto aos métodos, fiz apenas uma comparação dos mesmos. Tendo estado na linha da frente a condenar o apito dourado, como poderia eu concordar com tais métodos? E a pergunta é clara no título. Descubra as diferenças! Esse é o trabalho do leitor e não o meu.

      Parece-me a mim que cada vez que o José Albuquerque comenta tenta estender o laço :D Essa do apito dourado não lembra ao diabo, mas aí estou perfeitamente à vontade.

      Sabendo eu o que hoje já sei e reconhecendo a oportunidade da sua sugestão é claro que visitarei o blogue do Gil Vicente do qual aliás sou leitor se não assíduo pelo menos frequente.

      E eu para que fique desde já claro não sou jurista. Sou enjurista... :P

      E quem não gostar da minha opinião pode sempre rebatê-la. Mas sem perguntas de algibeira que eu estou farto de prestidigitações.

      Eliminar
    3. Para facilitar a tarefa de quem nos visita:

      http://coracaoencarnado.blogspot.pt/2012/09/a-punicao-de-luisao.html

      Leiam que está lá tudo o que precisa de ser analisado nesta questão.

      A minha opinião mantém-se. Desportivamente o recurso terá pouca importância. Compreendendo a questão da reposição da verdade, da moral, da defesa do Benfica e do seu Capitão, então aí sim deveremos recorrer, mas sempre com a noção de que esse recurso poderá implicar um agravamento das sanções aplicadas a Luisão. Não creio contudo que tal aconteça, pois parece-me claro que ouve um péssimo entendimento ao classificar a atitude do Luisão como "agressão". Mas esse risco existe e deve ser considerado nesta fase.

      Eliminar

  5. Ou nos adeptos fazemos uma limpeza a esta gentalha, ou entao nem vale a pena incentivar a direcao a tomar medidas, porque senao vai tudo suspenso a eito. E depois nem direcao, nem treinador, nem equipa. Porque isto e tudo muito bonito mas lutar contra comunicacao social, arbitragens, Justica desportiva e Justica civil no minimo pode-se considerar uma luta de david contra golias.
    Eu queria ver era o pessoal comecar organizar movimentos aglomerados de adeptos...RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
  6. Ao que julgo saber o Benfica NÂO vai recorrer do castigo aplicado ao Luisão.

    Faz bem? Faz mal?

    Sinceramente não sei.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/09/12, 17:35

      Enorme Fundador, Meu Bom Amigo Ricardo,

      Recorrer, ou nao recorrer ... eis a questao!
      Depois de ler o texto do Companheiro Gil Vicente, desfizeram-se as poucas (e pequenas) duvidas que eu tinha e ... sou pelo recurso.

      Estou-me nas 'popetintas' para 'acordos pragmaticos', uma vez que o Meu Benfica e muito mais que um Clube: e uma comunidade de Valores!

      Em nome dos Valores Benfiquistas, em defesa do Clube e do Capitao, castiguem como e pelo prazo que quiserem, mas ... NAO POR AGRESSAO!!!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Precisamente! Mas desportivamente o recurso é indiferente. O mal está feito.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Quem mente? Vejo o vídeo amanhã que já estava de ida para a caminha.

      Eliminar
    2. Acabei por ver o vídeo...Já não me lembrava desta entrevista do Deco no programa do Jô Soares onde ele assume a tramóia que foi armada para o livrar do castigo maior.

      Eliminar
  8. Trabalho fantástico de pesquisa e conhecimentos.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Benfiquistas...
    TRABALHO FANTÁSTICO

    "O pior cego é aquele que não quer ver!"....
    Oxalá não estejam a "cozinhar" algo pior....
    (Concordo, que a suspensão dO Luisão, é pior que a venda de witsel!!)
    Está para durar........
    ATÉ QUANDO????...

    ResponderEliminar
  10. Na minha opiniao o Luisao nao jogava contra o celtic. Nao interessa o parecer da FIFA, o que interessa e nao ter medo. Se joga Luisao na champions o seu substituto na liga portuguesa sentira que a confianca nele nao e total.
    OK, todos sabemos que Luisao e o capitao e o titular absoluto, mas neste caso temos que depositar a confianca maxima no seu substituto para que este sinta que so nao joga normalmente porque esta tapado pelo enorme estatuto do capitao e nao por demerito proprio.
    Resumindo, tem que se fazer trabalho psicologico para dentro (plantel) e para o exterior, passando desde logo a mensagem de que os atemorizados nao somos nos, mas eles.
    RADIO BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desportivamente concordo mas o certo é que precisamos de uma equipa forte contra o Celtic e não podemos entrar em romantismos por este ou aquele jogador
      Se Luisão puder jogar deve jogar.

      Paula Vilhena

      Eliminar
  11. Isto está tudo feito para tramar o Benfica e acreditem que enquanto os corruptos não ultrapassarem o Benfica em campeonatos ganhos todas as épocas irá acontecer algo que nos lixe.
    Recorrer é gastar euros e tempo

    ResponderEliminar
  12. Vejam o Deco a agredir o arbitro
    http://www.dailymotion.com/video/xtoj4f_bota-deco_sport#from=embediframe

    Morcoes, sempre a distorcer a verdade.E o Pinto a defender o Porto dos pseudos defensores da verdade, que mau que ele é. Queria ver voces a serem perseguidos por esses juticeiros como é que se safavam.

    ResponderEliminar
  13. Está tudo feito para tramarem o Benfica. Sou das que acredito que a FIFA se vai pronunciar em nosso desabono. O Avô da Fernandinha não deixou os seus créditos por mãos alheias de certeza absoluta.Os trafulhas lá de cima já se esqueceram todos das tramóias que fizeram ao longo dos anos.Enchem a boca com o caso Luisão como donzelas virtuosas, como se não tivessem inúmeros casos de agressão pura e dura(o que não é o caso do Luisão) e que nunca foram punidas nem pela FPF e muito menos pela FIFA.
    Tudo isto me enoja!!!!
    Viva o Benfica!
    maria

    ResponderEliminar
  14. " Deco atira a bota ao árbitro atingindo-o no ventre."

    mas que ENORME mentira !

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...