sábado, 8 de setembro de 2012

Benfica:- Sabia disto???



Curiosidades do Benfica ( I )

Crise de 1907

O Benfica não conseguia resolver o incómodo problema de falta de campo próprio. Depois de dois anos a partilhar as Terras do Desembargador com os regimentos militares de cavalaria de Belém, o clube teve muitas dificuldades em encontrar morada certa, jogando em campos emprestados e percorrendo a cidade com a casa às costas.
Os jogadores, quase todos de nível e estatuto social elevados, fartaram-se da instabilidade e decidiram abandonar o clube.
Em Maio de 1907, numa Assembleia Geral do Grupo Sport Lisboa, nada mais nada menos que 11 dos melhores jogadores foram autorizados a transferirem-se para o abastado Sporting Clube de Portugal, fundado um ano antes.
A lista dos dissidentes incluia os irmãos "Catataus" fundadores do clube: Daniel Queirós dos santos, Albano dos Santos, António Couto, António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, Emilio Carvalho, Henrique Costa, José da Cruz Viegas, Januário Barreto, Francisco Santos e José Rosa Rodrigues. Para avivar ainda mais a ferida, o guarda-redes Manuel Mora, partiu para a Argentina, onde firmou créditos como pintor, e Fortunato Levy regressou a Cabo Verde onde nascera.

A debandada representou um duríssimo golpe no Grupo Sport Lisboa mas graças à perseverança e astúcia  de Félix Bermudes, Cosme Damião e Marcolino Bragança, o clube não morreu.
Bermudes fez uma subscrição pública que rendeu 27 mil réis. Uma pequena fortuna que salvou o Benfica. A rivalidade com o Sporting começou aqui.

***/***  
Contratação por dinheiro

Vitor Silva, fantástico jogador do Benfica nos anos 30, foi o primeiro atleta português contratado a troco de dinheiro.
Aconteceu em 1927, quando o Benfica - apesar de viver um periodo de finanças debilitadas - pagou ao Hóquei Clube de Portugal, 15 contos de Réis para que Vitor Silva deixasse o clube que representava desde os infantis.
O episódio provocou um couro de criticas entre a conservadora e romântica sociedade da época mas o Benfica não viria a arrepender-se do acto: Vitor Silva jogou 9 épocas de águia ao peito e marcou 203 golos em 236 jogos, dos quis 17 hat-tricks, contribuindo para a conquista de cinco títulos ( três Campeonatos de Portugal, um Campeonato regional e um Campeonato Nacional da I liga.

***/***
Coluna dispensado

Em Julho de 1970, Mário Coluna, o eterno capitão do Benfica, foi colocado na lista de dispensas pelo então treinadoe e ex-colega José Augusto.
Por muito pouco, essa mesma lista não teve os nomes de Eusébio e Torres.
A festa de homenagem aconteceu a 8 de Dezembro desse ano e levou ao Estádio da Luz uma selecção europeia recheada de estrelas.
O Benfica dispensou Coluna e ainda impôs uma condição:Não podia jogar em nenhum clube português.
O capitão aceitou uma proposta do Olympique Lyonnais, a ganhar 350 000$00 por época e passado um ano regressou à luz para treinar as escolas do clube

***/***
Excelentíssimo Benfica

Em 2008 o Benfica foi galardoado com o prémio "superbrands" , galardão atribuído às marcas portuguesas que se distinguem por atingirem um estatuto de excelência.
Um grupo de especialistas e consumidores escolheram o clube encarnado entre 37 marcas concorrentes. O Benfica foi o único clube desportivo distinguido e ganhou por se tratar de uma marca dominadora do mercado, com longevidade, goodwill, fidelização e aceitação.
.............................
Transcrito de: Bíblia do Benfica
.............................
Sabia disto?

O que tem a dizer sobre os factos descritos?

34 comentários:

  1. Amigo Ricardo/águia-livre

    Gostei de ler factos que realmente não sabia.

    O amigo Ricardo já sabe disto:

    Eusébio sofreu, em Lisboa, uma aparatoso acidente de viação mas saiu ileso, tendo sido assistido no local, revelou à agência Lusa fonte próxima do Pantera Negra.

    Às 13h15, numa das rampas de acesso ao Centro Comercial Colombo, na Avenida Condes de Carnide, Eusébio, que seguia sozinho, perdeu o controlo do seu veículo e embateu com estrondo no separador central, tendo colidido posteriormente com outra viatura.

    De acordo com a Policia de Segurança Pública (PSP), Eusébio, de 70 anos, sofreu apenas ferimentos ligeiros e foi assistido no local por uma ambulância do INEM.

    Fonte próxima de Eusébio contou à agência Lusa que o antigo futebolista está em "excelentes condições" e não necessitou de qualquer assistência hospitalar, tendo abandonado o local do acidente acompanhado de familiares.
    Record

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Benfiquista Atento

      Espero sinceramente que o grande Eusébio da Silva Ferreira esteja bem.
      Se calhar já não devia conduzir, olhando à idade e aos problemas físicos que tem tido. Mas isso sou eu a dizer.

      Rápidas melhoras Pantera Negra.

      Eliminar
  2. gostei mt de saber isso!
    sabiam tb que nos ultimos 22 anos o benfica só ganhou 3 campeoatos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Pois é verdade. Mas foram SÉRIOS, HONESTOS, SEM VIGARICE

      Enquanto que outros... basta ouvir as escutas. O algodão não engana !!!!.

      Já agora: Porque não comenta com um nome ou nick? tem vergonha de o fazer?

      Eliminar
    2. O Próprio presidente do CD disse porque não ganhou o último.

      Eliminar
  3. Adorei o artigo que nos ensina coisas que se calhar muito benfiquista não sabe.
    O Sporting sempre gostou de nos roubar jogadores. Quem não se lembra do Pacheco, Paulo Sousa. O João Pinto só não foi, graças a Jorge de Brito

    Espero que o Eusébio esteja bem.

    Assina: Maria da Conceição

    ResponderEliminar
  4. E o engraçado é que nos últimos 22 anos os andrades nao ganharam nenhum. Foram os árbitros que os ganharam e resolveram como de sempre atribui-los aos andrades

    ResponderEliminar
  5. Os andrades portistas até deveriam ter vergonha de falar em campeonatos ganhos, pois os que lhe foram atribuidos estão manchados de corrupção a árbitros, oferta de prostitutas, dinheiro em envelopes, viagens ao Brasil entre outras ofertas, que se desconfia mas que ninguém fala, não vá os Macacos decidirem partir-lhes a cara ou rebentarem-lhes com o carro á bomba.
    Poderão0 ganhar que o epíteto de CORRUPTOS ninguém lhes tira, nem na Europa, nem na UEFA, nem em parte nenhuma do globo desportivo.

    Tem juizo ó Anónimo das 17:19.

    Amigo águia-livre, gostei muito de ler o que escreveu. Sabia uma coisas mas não com tanto firmamento com nos elucida.

    ResponderEliminar
  6. As melhoras de Eusébio esse enorme símbolo do Sport Lisboa e Benfica
    Os estragos materiais alguém há-de pagar. A saúde é que tem de ser defendida
    Força Campeão.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde...
    Pois realmente fiquei a saber de factos que não sabia..
    ...Depois se ganhámos só três campeonatos, é porque nos roubaram os outros.....PORQUE NA VERDADE OS OUTROS TAMBÉM NÃO GANHARAM, FOI-LHES OFERECIDO, O QUE É MUITO DIFERENTE....... Nada como ganhar com MÉRITO...Coisa que muitos não sabem o que é!!!

    TAMBÉM GOSTEI DE SABER DO ACIDENTE DE EUSÉBIO....ESPERO QUE ESTEJA REALMENTE BEM......FORÇA

    SEMPRE BENFICA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Cidália Ferreira

      É assim mesmo que se fala..

      Saudações desportivas

      Eliminar


  8. Das várias curiosidades só não sabia a do Victor Silva.

    É a históriA do GLORIOSO BENFICA.AL


    PS-Dizer a esse patarata desse ""anónimo"" que:

    Não é verdade.

    Este anónimo, alem de anónimo é analfabeto pois se não o fosse sabia fazer contas.

    2012-1994=======18.

    ResponderEliminar
  9. Nao nao sabia apesar de ja nao ser jovem,mas nao sabia que o Coluna tinha sido proibido de nao jogar em mais nenhum clube Portugues,porque fizeram isso ao Coluna se o Eusebio jogou no Beira Mar acho que isso nao foi muito democratico da parte do Benfica,por falar em Eusebio que lhe aconteceu abri o pc agora e ainda nao sei de nada,mas pelo que entendi penso que foi um acidente espero que nao seje nada de grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Frank

      Ao que se sabe Eusébio perdeu o controlo das viatura, numa das rampas de acesso ao Centro Comercial Colombo, na Avenida Condes de Carnide, e embateu com estrondo no separador central, tendo colidido posteriormente com outra viatura, causando alguns danos materiais.

      De acordo com a Policia de Segurança Pública (PSP), Eusébio, de 70 anos, sofreu apenas ferimentos ligeiros e foi assistido no local por uma ambulância do INEM.

      Não consta que tenha sofrido algo de grave

      Grande abraço

      Eliminar
    2. Não ganhou para os susto.... Mas continua a mostrar que é FORTE..... Só podia ser, Basta se do GLORIOSO.loooooooool

      UM ABRAÇO E AS MELHORAS..
      SLB 4'Ever.

      Eliminar
  10. Obrigado amigo ainda bem que nao sofreu nada de grave mas do susto nao se livrou ele,tudo de bom pro nosso Rei .
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Essa história dos jogadores que foram para o Ceportém está mal contada.
    Os da cor do ranho é que vieram desinquietar, ou roubar melhor dizendo, os nossos rapazes a troco de dinheiro e de banho quente.
    Não fora o COSME DAMIAO fazer depois um acordo, ou uma fusão, com o Sport Benfica e hoje estaríamos todos órfão de clube.
    -------------------
    O Eusébio tem que ser orientado...não pode andar por aí aos toques nas rampas e outras viaturas.Espero que esteja bem.

    ResponderEliminar
  12. A fusão deu-se em 1906, portanto em 1907 o Benfica já era o Sport Lisboa e Benfica!!!
    A 'fuga' deu-se a troco de lanches, equipamentos lavados, e alguns trocos...!!! Alguns dos jogadores acabaram mais tarde por regressar... apesar de ter havido muita polémica com os 'regressos'!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que a fusão foi a 13 de Setembro de 1908...
      ...vou ter que chamar aqui o Miguens para clarificar

      esperem mais um instante.......

      Eliminar
    2. Tens razão Viriato, foi 1908...

      Abraços

      Eliminar
  13. Será que eu estou enganado nessa da FUSÂO???

    Sinceramente penso que não... isto sem querer tirar a razão ao caro amigo Abidos, que cumprimento com um grande abraço

    ResponderEliminar
  14. (...)
    Está completamente errada a informação sobre o Sport Lisboa e Benfica! Segundo a Lei das Sociedades Comerciais, Industriais, Recreativas e Afins, «As sociedades que a outra derem origem auto-extinguem-se, denominando-se a partir da data da fusão a sociedade daí imergente!» Logo o Sport Lisboa e Benfica foi por tal fundado em 1908 e não em 1904. «Por incorporação e para ter a idade de 1904, teria de manter a denominação da sociedade incorporadora, neste caso seria apenas Sport Lisboa.

    Mais, era obrigatório a realização de 2 Assembleias, visto serem duas as sociedades, para auscultação dos respectivos sócios! O que apenas aconteceu em 1908, como é do conhecimento público. Uma nova sociedade nunca pode ser formada antes das respectivas Assembleias.

    Logo o Sport Lisboa e Benfica foi fundado após essas mesmas Assembleias no ano de 1908. Mais precisamente em 13 de Setembro de 1908.
    (...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E resta a dúvida, em caso de incorporação, qual foi a incorporada e qual foi a incorporante? Nenhum filho é mais velho ou da mesma idade que os progenitores! E uma das sociedades que deram origem ao Sport Lisboa e Benfica, apenas foi fundada no ano de 1906. Fundação Mário Soares: A História de Portugal de 1900 a 2000.

      Cito: 13 de Setembro de 1908 é fundado o Sport Lisboa e Benfica!

      Eliminar
    2. Ricardo

      28 de Fevereiro de 1904 é data de fundação do Glorioso. Independentemente da legislação actual, quando o Sport Lisboa se fundiu com o Grupo Sport Benfica, só existia de facto um Clube, o Sport Lisboa. O outro estava a 'fechar as portas', sem sócios (a maior parte refugiados políticos no Brasil!!!)...
      Na acta da fusão, ficou declarado que a fundação continuava a ser 28 de Fevereiro de 1904.

      Anos mais tarde quando os Lagartos já perdiam competições umas atrás de outras, para o Benfica, decidiram mudar a data de fundação do Sporting de 8 de Maio de 1906 para 1 julho de 1906, justificando-se que o nome do Clube (Sporting Clube de Portugal) só tinha sido escolhido a 1 de Julho. Ficando à espera que o Benfica fizesse o mesmo, para que pudessem dizer que tinham sido fundados mais cedo... algo que nunca aconteceu... O Benfica sempre festejou a 28 de Fevereiro, existem registos claros...

      Abraços

      Eliminar
  15. Li e reli o artigo e fiquei muito satisfeita, pois não sabia quase nada do que aqui se mostra.

    Também não sabia, desculpem a ignorância, que o Sport Lisboa e Benfica havia sido fundado em 13 de Setembro de 1908.

    Boa noite para todos os benfiquistas

    VIVA O BENFICA

    Paula Vilhena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica foi fundado a 28 de Fevereiro de 1904... a fusão de 1908 não é, nem nunca foi considerada a data de fundação do Clube...

      Abraços

      Eliminar
    2. Meus caros,
      Fiquem descansados que virá aqui o nosso Miguens esclarecer.
      Neste momento não tenho rede para lhe telefonar, mas amanhã tratarei disso.
      Recentemente isso foi alvo de uma disputa interna sobre a data do nosso nascimento e o que é facto é que chegou a estar há pouco tempo no site do Benfica essa data de nascimento; 18 de Setembro de 1908...só que uma mão cheia de Benfiquistas puseram-se em campo e mostraram a quem de direito as razões, da nossa certidão de Nascimento como sendo 28 de Fevereiro de 1904. Essa inverdade já não consta no nosso site. Há actas que confirmam isso. Parece que, havendo uma fusão entre dois clubes, fica a idade do mais antigo a fazer lei. O Sport Lisboa que consta da famosa acta assinada por 24 heróis na Farmacia Franco (Cosme esqueceu-se de assinar, porque estava entretido a fazer o documento) é mais antigo que o Sport Benfica. Assim sendo...

      Eliminar
    3. Não é só por ser mais antigo é também porque o Sport Lisboa tinha jogadores, dirigentes mas não tinha campo. O Sport Benfica tinha dirigentes, tinha campo mas não tinha jogadores de futebol senior. O uniforme que prevaleceu foi com as cores do Sport Lisboa (vermelho e branco) e durante muitos anos os rivais e os jornais referiam-se ao Sport Lisboa e Benfica como o Sport Lisboa. O símbolo actual mantém a maioria dos caracteres do Sport Lisboa. A roda de bicicleta é que era do Sport Benfica. Por isso meus amigos, o Benfica é o único dos três grandes a não mudar a data da us fundação: os lagartos, passaram de Sporting Clube de Campo Grande para SC Portugal e adoptaram a data de mudança de nome como a data da fundação (lagartices!). E o "clube rival" então é que inventou uma historieta e traindo o seu fundador!

      Eliminar
    4. Muito bem caro Seismilhoesum

      Gostei de ler

      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Há quem diga que os gatos abrem os olhos ao 3º dia de vida mas esses que trocaram o nosso clube pelo, já na altura, dos viscondes falidos nem isso... ou então foi mesmo a fome que lhes tolheu o pensamento.

    Bons momentos da história do Benfica, mostrando que nos momentos mais difíceis, nos unimos e superamos as adversidades, não somos como uns e outros que criticam, apedrejam e são brazonados, nós do alto da nossa humildade enfrentamos as adversidades sejam elas quais forem.

    Parabéns pelo artigo!
    Paulo

    ResponderEliminar
  17. Não me lembrava que tinham sido TANTOS a abandonar o Clube. Mas para os que dizem que o Eusébio foi sequestrado é preciso ver o "deve e haver" e ainda temos "direito" a levar mais alguns. Talvez agora que os lagartos vão entram em saldos .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOOL

      Em saldos já andam eles sempre ...

      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Eu sabia dos jogadores que abandonaram o Benfica ,mas não eram peseteros, eram miudos muito pobres ,que jogavam por desporto ,e o Sbordem ofereceu-lhes um ordenado era pouco,mas para a época era uma fortuna.Os irmãos Catataus eram da Nazaré e pediram aos pescadores Nazarenos para lhes fazer as redes,por isso a primeira rede do Benfica foi oferecida pelos pescadores Nazarenos.e esta hem??.

    ResponderEliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...