quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Benfica:- Previsão das nossas contas ( I ) !!!

Querem uma previsão das Nossas Contas ?

Há umas semanas, OBELOVOAR publicou um texto em que eu admiti que os resultados anuais (2011/2012) da Nossa SAD viessem a ser ‘ligeiramente negativos’, uma vez que não tinha realizado outras ‘mais valias’ significativas com a venda de passes de Atletas (alem do Fábio, naturalmente), nem aligeirado os investimentos no Plantel (quer pelo Olá, quer pela Equipa B) e isto sem que eu tenha, juro, acesso a qualquer informação privilegiada.

Entretanto, todos continuamos a assistir a ‘bocas’ atiradas ao ar por Companheiros (como o Enorme António Melo ou alguns anónimos que por aqui deixam uma espécie de comentários) que, sendo absolutos ignorantes na matéria, não hesitam em fazer um papel que parece encomendado pelos anti Vieira e isto para já não falarmos dos descarados aldrabões do “Por Ti Benfica” e do “Grupo da Luz”, Companheiros esses que, eles sim, mesmo tendo alguns conhecimentos sobre o tema, entendem que a mentira mais deslavada destinada a desorientar os Benfiquistas e a denegrir o Clube se justifica, porque existe uma pequena probabilidade de, assim, conseguirem atacar o Presidente.

Considerando estes elementos, adicionados ao facto de estarmos a cerca de 70 dias da AG Eleitoral, não podendo eu garantir que o Relatório e Contas do exercício 2011/12 venha a ser publicado antes dessa AG (desejo que assim venha a suceder, chego mesmo a exortar a Administração para que vá ao limite do possível para o garantir, mas isso não me permite especular que assim venha a suceder), considero ser dever d’OBELOVOAR, enquanto blogue de referência neste assunto, apresentar uma previsão sobre os ‘grandes números’ que, eu estou convicto, vão ser um tremendo argumento eleitoral em favor de uma desejável recandidatura do Companheiro Luís Filipe Vieira, um excelente desafio para qualquer outra (igualmente desejável) candidatura séria e, felizmente, uma barreira intransponível para todos os ‘fala barato’, ‘promotores de manif em número de táxi’ e ‘pinta paredes’ que teimam em não ter a humildade de reconhecer-se completamente impreparados para liderar o que já hoje representa o Grupo Benfica.    
Mas, antes de apresentar e justificar essa previsão, ainda há umas quantas questões anexas que considero ter de abordar, como forma de circunstanciar todo o meu pensamento sobre a evolução da Gestão da Nossa SAD:     

1) Para afirmar que, sem menosprezar o papel determinante do Presidente em tudo o que, de melhor e menos bom, acontece na vida interna do Grupo Benfica, considero que existem muitos mais ‘credores’ destes sucessos, desde os conjuntos dos Corpos Sociais, da Administração (com especial menção ao Dr. Domingos Soares de Oliveira), de todos os Colaboradores do Grupo (com menção especial aos Atletas e Técnicos) e, finalmente, ao conjunto de Acionistas, Sócios e simples Adeptos (com especial menção diretamente proporcional à distancia a que vivem da Catedral), cujo trabalho, dedicação, paixão, sacrifício pessoal, etc. etc. etc. ajudaram a que o Glorioso se elevasse do abismo em que corremos o risco de o deixar ser ‘engolido’ há pouco mais de uma década.

Um dos Valores essenciais do Benfica é a Solidariedade e ela não é só devida aos que menos têm (que vem sendo o papel da Fundação): os Benfiquistas devem-se Solidariedade mútua e devem Solidariedade aos que, mesmo que em contrapartida de salários, dão o seu melhor em prol do Clube e do seu engrandecimento (Solidariedade nos melhores momentos, sobretudo nos menos bons e, ainda mais, nos eventuais erros involuntários);

2) Eu pertenço ao grupo dos profissionais que consideram que o prazo que medeia entre o final de um período económico e o dia em que uma Sociedade consegue apresentar as suas “Contas”, também representa um sintoma da qualidade da sua gestão (pelo menos, quanto à fiabilidade e eficácia dos seus sistemas internos de informação), pelo que, uma vez mais o digo, espero que a Administração consiga, especialmente este ano, encurtar este prazo de modo a publicar o “R&C” antes da AG Eleitoral.

Nos 3 últimos anos, foram as seguintes as datas em que os “R&C” foram formalmente enviados à CMVM:

3/11/2009 (127 dias após o fim do exercício),
11/11/2010 (134 dias) e
31/10/2011 (123 dias).

Espero que a Administração tenha estabelecido um objetivo inferior a 110 dias e que o consiga fazer cumprir. 
Nos 3 últimos semestres intermédios (contas em 31 de dezembro), foram as seguintes as datas de publicação:

7/3/2010 (66 dias),
28/2/2011 (59 dias) e
1/3/2012 (60 dias). 

Espero que este prazo possa ser reduzido, neste próximo exercício, para menos de 50 dias.
Finalmente, nos 5 últimos trimestres as datas de publicação foram as seguintes:

31/5/2010 (61 dias),
30/11/2010 (61 dias),
19/5/2011 (49 dias),
18/11/2011 (49 dias) e 
18/5/2012 (48 dias).

Estes sim, são prazos que refletem uma já muito assinalável maturidade de gestão, mas que eu ainda espero ver melhorados para entre 35 a 40 dias (a fonte destas datas foi o sitio da CMVM); e

3) Caso a Administração não consiga garantir a publicação do “R&C” (relativo ao exercício 2011/12) antes do inicio da campanha eleitoral, sugiro que seja divulgada, através do Nosso grupo de média, uma versão sintética (ainda que não auditada) da Demonstração de Resultados e do Balanço em 30 de junho, logo no inicio de Outubro;

(...)

CONTINUA

NOTA: Este texto tem seguimento. São 3 os exercícios de pensamento escritos pelo caro José Albuquerque.

Este é o n.º 1.º ......

O n.º 2.º  sairá para a "discussão" dos benfiquistas às  17H00 de 17-08-2012 (Sexta-feira) ( Agendado)

O n.º 3.º sairá às 09H00 de 18-08-2012 ( Sábado ) ( Agendado)

**/**
Escrito por José Albuquerque.

13 comentários:

  1. O problema que o amigo José Albuquerque vai arranjar por aqui.

    PS - Por mim faça posts todos os dias, é um espectáculo ler coisas assim, e um prestígio para qualquer blogue ter assim um escriba.

    Dou os parabéns aos autores do Blogue pelo "Scouting", pois com um Ponta de Lança destes, não há defesa que aguente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/08/12, 03:18

      Enorme Smith, Companheiro,
      ahahah, Obrigado pelo elogio e pelo ... exagero. Quanto ao 'ponta de lanca', ahahah, o Aguia Livre adaptou-me a lateral esquerdo!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Caro José Albuquerque, se me permite sugeria que pudesse fazer uma inferência sobre a aplicação da regra do fair-play financeiro e as nossas contas.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/08/12, 03:26

      Enorme Alprazolan, Companheiro,
      Tocaste num tema particularmente importante, pelo que te digo que tenho estado a aguardar que a recem criada 'comissao de verificacao' (da UEFA) publique o seu primeiro relatorio (estaria previsto para estes dias) para enviar a OBELOVOAR um texto sobre o assunto.
      De qualquer modo e na minha humilde opiniao, sempre te digo que a Nossa SAD esta muito bem 'protegida' nesta materia e tem antecipado todas as recomendacoes feitas pela UEFA (pelo menos as que eu conheco)..

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Ok. Aguardemos. Abraço

      Eliminar
  3. Confesso a minha ignorância total em relação aos dados/datas aqui indicados pelo nosso enorme amigo José Albuquerque
    O que não tenho dúvidas é que são dadas confirmadas na CMVM e por isso totalmente verdadeiras e credíveis.

    Não sou defensor ou fervoroso adepto de nenhum presidente do Benfica. Sou sim do Benfica, seja qual for o presidente.

    No entanto, sou de opinião que quando Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica, o nosso clube estava a um simples e pequeno passo do abismo, do qual não haveria retrocesso.

    Paulatinamente lutando contra um Sistema instalado e obediente o que tudo tem feito para acabar com o Benfica, tem o presidente do Glorioso, decerto que, passado muitas noites sem dormir, pensando na melhor forma de elevar o Benfica ao mais Alto pedestal.
    Não tem sido fácil. O Benfica é sempre e porventura o único clube que faz frente, desportivamente falando, ao Sistema instalado. Por isso tudo é feito para o derrubar, chegando-se à pouca vergonha de já o terem feito logo nas primeiras quatro (4) jornadas de um campeonato.

    A tudo isso, com muito trabalho, e rodeando-se de pessoas altamente competentes, onde incluo o Sr DR Domingos Soares de Oliveira, trem o Benfica criado junto das entidades bancárias o estatuto de um clube viável, com crédito, como se pode aquilatar pela equipa fantástica que temos neste momento.

    Não direi que se aparecer outra pessoa não seja competente. Claro que o pode ser.
    Não acredito é que faça melhor que Luis Filipe Vieira. Não acredito que seja um lutador tão incansável, dedicado e competente, como tem sido o presidente actual

    Uma verdade e considerando os benfiquistas pessoas inteligentes, porque o são, a grande verdade é que a enorme maioria também assim o entende. Basta verificar a votação nas últimas eleições e, estou convicto, as que vão acontecer nas próximas, que serão avassaladoras em prol de Luis Filipe Vieira, apareça seja quem for, mesmo sendo uma pessoa competente, que o venha a defrontar em sufrágio.

    Isto tudo para de alguma forma dar crédito ao pensamento do amigo José Albuquerque, pessoa competente, de uma sabedoria inquestionável, homem de valores pessoais e benfiquistas, sem qualquer discussão, por elevados, quando dentro das suas preocupações com as contas, espera que as datas de apresentação do "R&C" à CMVM sejam encurtados. Isso apresenta um alto grau de profissionalismo que o amigo José Albuquerque gosta, e decerto que todos os benfiquistas, com maiores ou menores conhecimentos sobre a matéria, também gostam.
    Quanto mais dentro das datas previstas sejam os resultados apresentados, quanto melhor, para agrado de todos os benfiquistas.

    VIVA O BENFICA (PORRA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/08/12, 09:17

      "Mano" Ricardo,
      Esses teus elogios nao procedem (andas a elogiar em causa propria), mas sabem-me muito bem ... podes repetir, ahahah.
      Quanto ao Companheiro que sucedera a Vieira, um dia, espero bem que ele seja capaz de fazer ainda mais e melhor pelo Glorioso e que possa ter, para o efeito, muitas ajudas de outros Benfiquistas.
      Quanto a relacao entre "Contas" e a AG Eleitoral, ai a coisa 'fia mais fino': trata-se de uma garantia que os Corpos Sociais deveriam dar aos seus eventuais sucessores, mostrando que a SAD esta sob um perfeito controlo de gestao.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  4. Em 1957 disse Joaquim Ferreira Bogalho
    -
    “Respeitem, sempre, o dinheiro do Clube. É dinheiro de gente simples e humilde. É dinheiro do esforço de gente pobre que dá, porque gosta muito do Benfica. Sirvam-no. Não se sirv
    am dele! Depois do trabalho, jogo ou da competição, fiquem com a consciência tranquila! O Benfica é um Clube de gente laboriosa. Que merece ser respeitada por quem nele trabalha e do qual, recebe! Lembrem-se!”
    -
    Continua actual

    Doroteia

    ResponderEliminar
  5. José Albuquerque pode não gostar da forma que eu vivo o Benfica mas eu admiro e respeito muito benfiquistas como o sr José Albuquerque.
    O Benfica é uma religião, é como o ar que se respira, o comer que nos alimenta.

    Cito:

    "LUZ: A nossa Catedral, o vosso INFERNO"

    Um dia perguntaram a Bella Guttman: "O que é a mística Benfiquista?"

    Guttman respondeu: "Chove? Está frio? Está calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Seja pela terra, pelo mar ou pelo ar eles aí vão, os adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável e extraordinária massa associativa!"

    "Hoje e sempre, o símbolo à frente vale mais que número nas costas... E PLURIBUS UNUM!"
    .
    Posso não saber de números e de passivos e de outras coisas muito importantes sobre o Benfica, mas sei reconhecer quem vive e gosta do Benfica como é o caso do Sr José Albuquerque.

    Para mim o Benfica é... viver

    XPTO ( Ramiro )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/08/12, 12:06

      Enorme XPTO (Ramiro), Companheiro,
      Antes de mais, Muito Obrigado por este e por todos os teus comentarios, independentemente de eu estar, ou nao, de acordo com o que partilhas connosco.
      Quanto ao facto de nao seres um especialista em temas economicos, sabes que estas com a esmagadora maioria de Nos e e, exatamente, por essa razao que eu sinto ser dever dos que conhecemos a materia, de a tornar tao transparente e compreensivel possivel a maioria.
      Se me disseres, no final destes textos, que ficaste a conhecer melhor as "Contas" da SAD, podes acreditar que me faras sentir muito contente.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  6. A luta de muitos anos do Benfica contra o Sistema comparo-a eu à luta que o Benfica fez durante décadas contra a ditadura, luta essa que foi feita com dificuldades, por vezes às escondidas, nem sempre contra os inimigos externos, como também contra inimigos internos (os famosos bufos da PIDE). Passa-se exactamente a mesma coisa actualmente.

    Não, não estou a falar das pessoas que trabalham no Benfica e que têm, legitimamente, outras simpatias clubísticas. Falo de adeptos que se dizem benfiquistas mas que não se portam como tal. Estes são os mais perigosos. Portam-se como os bufos da PIDE que se diziam benfiquistas, mas que bufavam na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Albuquerque17/08/12, 12:14

      Enorme Manuel, Companheiro,
      Infelizmente, vejo-me obrigado a concordar com esta tua opiniao, tal como tenho a certeza de que nao agrada nada teres de o repetir tantas vezes.
      O que eu considero ainda mais importante e fazer (como te temos visto fazer pela Gloriosasfera fora), com que as mentiras 'de perna curta' nao vinguem, insistindo em argumentos validos e respeitando a opiniao dos outros, mesmo quando eles nao parecem fazer o necessario para merecer esse respeito.
      Nesses casos (felizmente, uma minoria), eu considero que os devemos respeitar, por respeito aos Valores do Clube e por respeito ao Nosso Benfiquismo.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...