terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Restaurante "O Belo Voar da Águia"


Ora muito bem.

Desta vez e dado que este Fevereiro acabou por ser indigesto para todos nós Benfiquistas, venho abrir aqui um espaço que poderá ser partilhado por todos os leitores do Belo Voar da Águia.

E porquê? Porque adoro a boa cozinha e infelizmente os meus dotes culinários não vão mais além do que um ovo estrelado, um belo bife de vitela com "champions" (prato do qual uma zona do Porto anda algo arredada este ano), ou então umas belas migas à Alentejana com ou sem espargos e com uma bela fritada de porco (ou carne do alguidar como queiram) a acompanhar.

Já tentei também confeccionar uma vez um ensopado de Galo, mas confesso que me correu tão mal quanto a confecção tentada pelo Chefe Vitó no mês passado. Mas adiante.

Este espaço é então aberto a todos os nossos clientes que queiram participar com uma receita original (obviamente dedicada ao nosso meio futebolístico), quanto mais maluca melhor, e que obviamente tenha nos seus ingredientes a dose certa de ironia e uma pitada de comédia para nos fazer passar um bom bocado, quer a degustar o produto confeccionado quer a ler a sua receita.

Hoje, para abrir a chafarica, decidi começar com uma receita algo complexa, um bocado carota para tempos de crise, de difícil elaboração, mas que quando bem confeccionada permite, a quem a serve, obter o adequado retorno financeiro e obviamente a satisfação de contar com uma clientela satisfeita. E todos nós sabemos como é importante manter o cliente satisfeito.

Como é uma receita sazonal a sua constituição pode variar de ano para ano, sendo que a escolhida para este ano foi a seguinte:


SOPA DE POLVO


1l de água (de preferência benzida)


3dl de vinho do porco (se for vintage ainda melhor)
0,5l de vinho branco do "Rio Grande do Norte"
100gr de SporcosTV
50 gramas de Pais do Amaral
200 gramas de Sick
1 pitada de Caracolinhos
200 gramas de TVI
2 ou 3 pitadas de Manuel Queiróz (ou de Guilherme Aguiar se preferirem, se bem que aviso desde já que este ingrediente quando usado em demasia, pode deixar o prato com um sabor demasiadamente adstringente)
1 dose forte de Miguel Relvas (de preferência de malte)

Mexer tudo em lume brando (não esquecer uma rodela de abacaxi para tornar o caldo mais exótico) durante 15 min e deixar ferver

Entretanto vamos preparar o nosso bicho:

Primeiro coze-se o previamente congelado animal (Isto é importante senão o septuagenário para quem a receita era inicialmente dirigida não consegue roer a refeiçon).

Escolher bem o polvo, de preferência o azul, apesar de hoje em dia haver uma tendência para o produto estar esgotado em todo o país.



Após encontrar e tratar o seu polvo azul, escolher dois tentáculos bem grandes (podem ser os da LPFP e FPF).


Marinar ambos em molho de arbitragem.

Escolher 3 caçarolas, cortar o polvo aos pedaços e distribuir um pouco por cada caçarola.

Para mais facilmente as identificarmos vamos chamar-lhes caçarola do Xistra, caçarola do Proença e caçarola do Miguel (aqui é muito importante dividir o polvo em porções iguais pelas 3 caçarolas, senão corremos o riscos de ficar com clientes insatisfeitos por receberem um quinhão menor do petisco).

Após o polvo preparado, está na altura de juntar o molho. Mas não serve um molho qualquer. Tem de ser molho de primeira. Alguns costumam adoçar com cana o molho e outros junta-lhe um pózinho amarelo que dizem dar a este petisco um saborzinho poderoso.

Mistura-se tudo bem misturado em cada uma das caçarolas e leva-se ao lume brando para um toque final e para apurar antes de servir.

Por último uma sugestão de apresentação.

Dividir o conteúdos das caçarolas por vários pratos e servir numa qualquer 6.ª feira de quaresma. Garantimos que o resultado final será sempre mais conseguido se todos os que interessam provarem do petisco. Isso obrigá-los-á também a divulgar a outros as qualidades do "chefe", o que convenhamos, calha sempre bem a quem queira manter aberta uma casa de pasto decente.

Sugestão do Chefe: Acompanhar com vinho espumante ou frizante consoante o gosto de cada um... Eu prefiro o Asti mas há quem prefira o "Chaleur de Nuit" (bruto de preferência)



Ficamos então com uma sopa de polvo à maneira de Contumil de primeiríssima qualidade… Do melhor que já foi urdido pelo chef Peidoso Senil nos últimos anos…


PS: 6.ª feira lá estarei com a minha macumba para ver se lhes azedo a sopa.

Repitam todos comigo: VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA! VIVA O BENFICA PORRA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...