segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Treinadores e Paradigmas Actuais...

Hoje, no meu divagar vou escrever sobre a Formação e Treinadores em Portugal … este tema pertinente como fórum … porquê ? Eu Só sei que nada sei..." Esta velha frase diz muita coisa!

Temos assistido ultimamente a movimentação de treinadores no futebol que é um dado impressionante … A Crise também chegou e com ela trazendo as eternas novelas … Somos um país onde novelas diárias são catapultadas para nós … já não bastava as novelas fastidiosas das televisões… Uns têm treinadores a mais, outros temporários…

Neste momento penso que a dessincronização existe… a formação informal do treinador. Um deserto … A demissão de um treinador de futebol passou a ser prática corrente em Portugal, dado que a oferta é bem maior do que a procura… Realizam-se todos os dias, mas em minha opinião nem sempre com a qualidade necessária e que se devia exigir … e com os clubes em crise não existe uma selecção mais criteriosa…num salto qualitativo onde o conhecimento e senso comum podem contrariar um princípio pernicioso de uma metáfora “produtivista” que prejudica e assistimos diariamente …

O Futebol e as outras modalidades precisam de gente qualificada para treinar os mais jovens, pois, … só assim o desporto em geral e o Futebol como modalidade principal e mediática voltará a ter nos clubes Nacionais equipas constituídas preferencialmente por portugueses ou então a continuidade na aquisição de estrangeiros de qualidade duvidosa e não são poucos …

A contratação de técnicos nem sempre foi encarada com seriedade, sobretudo quando vão trabalhar com as classes mais jovens que necessitam verdadeiramente de gente qualificada, com capacidade e bons conhecimentos para vir a formar desportistas de elevada qualidade. É evidente que os melhores treinadores deveriam estar com as classes de formação, mas tal não é possível por falta de verbas em muitos clubes onde os mais “carolas” não entram… bem como federações, Associações e o Ministério do Desporto estar mais envolvido, parece mais um ministério fantasma …

"A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente."

E vou citar, uma frase do Nosso treinador que nunca me esquece "Quero fazer parte da história do Benfica. Quero ganhar títulos no Benfica. Vim para o Benfica não por questões económicas. Vim com um projecto desportivo. Vim porque acredito no projecto desportivo. Vim para o Benfica com a certeza e a convicção de que vou ser campeão nesta casa." A Vontade reside simplesmente numa VONTADE …

Benfica Sempre …

Luz Benfiquista ...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...