segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vamos a contas?

Sabiam que a Benfica SAD teve um lucro líquido de quase 7 milhões de euros no primeiro trimestre do exercício corrente (de Julho a Setembro)?
Não sabiam, claro, porque essa notícia a RTP não a quis dar, tal como todos os outros pasquins da merdia: o que eles queriam era “noticiar” que o Glorioso seria “o campeão das dívidas”, facto absolutamente incompatível com o facto de as “Contas” demonstrarem um resultado líquido positivo e não negligenciável.
E não, não pensem que eu soube deste resultado por alguma via privilegiada: nada disso, li no mesmíssimo documento (a informação legal para a CMVM) em que a Nossa SAD divulgou os valores do Activo e do Passivo, sobretudo este último, com base no qual a espinha mole da merdia “noticiou” aquela palavra de ordem anti-Benfiquista. Enfim, mais do mesmo …
E, quanto às “Contas” deste trimestre, o que há para dizer?
Nada de essencialmente diferente do que eu tinha escrito sobre o exercício findo em Junho passado: o Activo continuou a aumentar mais que o Passivo (reflectindo o continuado investimento na Equipa, com as aquisições do Roberto, Gaitán, Jara e Jan Oblak e apesar das “saídas” do Ramires, Makukula e Halliche), os Proveitos Operacionais (sem considerar vendas de “passes”) cresceram para quase 23M, mesmo sem a ajuda do mamão chupista. Ou seja, estes resultados deveriam ser ainda melhores (mais 7M, eventualmente), caso o olibeiredo não continuasse a explorar-nos à força toda. Enfim, mais do mesmo …
Muito interessante é verificarmos que, mesmo alargando o Plantel e actualizando contratos (como foi o caso do Coentrão), ainda assim os custos salariais continuam bem controlados e não chegam a representar 44,4% dos Proveitos Operacionais (sem vendas de passes, insisto), comprovando que a Nossa SAD continua muito abaixo dos limites que o Platini deseja vir a impor regulamentarmente, como medida reguladora daquilo a que ele chama “concorrência económica”.
Claro que, sobre este aspecto tão importante e em relação ao qual, estou seguríssimo, estamos muito melhor que “os outros grandes”, também a cangada da merdia nada disse. Enfim, sempre o mesmo …

Não havendo nada de especial a registar (se alguém tiver alguma dúvida, que faça o favor de a colocar), sobra-me algum espaço para lançar uma questão importante que, a meu ver, é a principal responsável pelo “desajustamento” entre o Balanço da Nossa SAD e aquilo que deveria ser “o seu verdadeiro valor”: falo da subavaliação de uma rubrica do Activo – “Activos intangíveis”, onde estão os “passes” dos Atletas e, por cerca de 10M, o próprio contrato de gestão da “Marca Benfica” (que foi avaliada, ainda há poucos anos, em mais de 200M).
Essa rubrica apresenta um total de 96,6M, o que, grosso modo, quer dizer que todo o Plantel está “valorizado” em cerca de 86M, valor que eu considero ser muito abaixo, mesmo em tempos de crise, do real valor de mercado dos Atletas.
Ora essa “subavaliação” é a razão que explica as “mais valias” (chamemos-lhes “lucros”) que se verificam sempre que a SAD vende o passe de um Atleta que foi valorizado, como foram os casos recentes do Di, do Ramires e, até, do próprio Halliche, alem de significar a existência de “lucros potenciais” como que “escondidos” no Nosso Activo.

Para tentarmos fazer uma avaliação sobre o “real valor” do Activo da SAD, vou lançar um desafio aos leitores d’OBELOVOAR: vamos fazer uma estimativa sobre quanto valem os passes dos Atletas?

Não se trata de uma tarefa fácil, até porque vai ser difícil ter a certeza sobre a lista extensiva dos Atletas com os quais a Benfica SAD tem contrato profissional. Por isso eu proponho que, aqui na caixa de comentários, comecemos a listar todos esses Atletas.
Depois de termos uma listagem extensiva, a dificuldade será a de atribuir “um valor” a cada um dos passes. Para essa parte do trabalho, eu sugiro que cada um de Nós atribua a cada passe 3 valores: um que valha por mínimo (e que corresponda à pergunta “por quanto seria um bom negócio comprá-lo?), um que sirva para limite máximo (respondendo à questão “por quanto seria bom negócio vendê-lo), ficando o terceiro como a média aritmética dos dois valores anteriores.
Que tal? Aceitam o desafio?
Uma coisa eu vos garanto: se fizermos um bom trabalho, ficará claro para toda a gente porque é que eu digo que agitar o espantalho da “falência técnica” contra a Nossa SAD, é … um perfeito absurdo.

Viva o Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...