sábado, 30 de janeiro de 2010

O GIGANTE ACORDOU.

Chegou a altura de deixar de carpir as mágoas pelos últimos anos de futebol em Portugal.
Chegou a altura de olhar em frente e para o futuro. Não vamos branquear nem esquecer os últimos 25 anos, em que a seriedade das vitórias do Porto deixou muito a desejar.
Não foi por acaso que ao fim de 18 anos sem qualquer vitória no campeonato, o último Grande Presidente do FC PORTO, o Grande Américo de Sá, despediu o Pinto da Costa (na altura director do futebol) e o Pedroto (treinador) depois da vitória no campeonato, por ter descoberto a forma vil e vergonhosa como esta foi conseguida.
Bem haja Américo de Sá. É um exemplo da Seriedade e Grandeza das gentes boas do norte.
Mas, voltando aos tempos mais próximos, efectivamente, as ridículas equipas apresentadas pelo Benfica e as boas equipas do Porto, fizeram com que as situações mais obscuras fossem mascaradas pelas justas vitórias do Porto.
Excluo obviamente o ano em que vencemos o campeonato (em que continuo a achar que vencemos mais por demérito do Porto do que pela grande equipa que não tínhamos) e no ano em que o Sporting perdeu um campeonato por causa de um golo sofrido em Alvalade, marcado com a mão.
Com excepção do ano passado, em que o Benfica já tinha uma boa equipa (no meu ponto de vista equivalente, ou quase, à equipa do Porto de Lucho e Lisandro) mas que um treinador desconhecedor da realidade do futebol português, conseguiu transformar numa equipa vulgar, as equipas do Benfica dos últimos 5 anos não eram grande coisa.

Agora este ano, o caso muda de figura, o Benfica tem uma Grande equipa e, o que mais custa aos apaniguados do Porto, joga um grande futebol. Contrariamente ao Porto que pratica um futebol de baixa qualidade (reconhecido até pelo insuspeito e fanático MS Tavares) e apesar das dezenas de milhões gastas em aquisições, cerca de 45 milhões se contabilizarmos o Kléber.
Aliás, é fantástico como se continua a falar dos gigantescos gastos que supostamente o Benfica teria feito para esta época, quando estes se situam na ordem dos 34 milhões (contabilizando as contratações de Janeiro) quando o Porto gastou muito mais e o seu futebol é a miséria que é, levando mesmo o Pinto da Costa a ter tido declarações pouco abonatórias para equipa, aquando do jogo com o Belenenses para a Taça de Portugal.

Esta é que é a realidade e, com mais erro ou menos erro de arbitragem (que acontecem com todos os grandes e, no fim, quando for feita a sua contabilidade, chegar-se-á à conclusão que o mal estará repartido pelas aldeias, pois o tempo da fruta, do café com leite, das viagens ao Brasil pagas por lapso e coisas do género já será mais difícil de se repetir, apesar das tentativas envolvendo malas de euros e coisas parecidas) o Benfica, irá certamente ser um justo campeão.

Os tempos mudaram, o Benfica, “levado ao colo” pelos seus insuperáveis adeptos e sócios, que enchem estádios atrás de estádios, preparando-se para pulverizar todos os recordes de assistências em Portugal, colocando a média de assistências no Estádio da Luz no TOP 10 europeu, escudado numa estrutura liderada superiormente pelo Rui Costa e magnificamente apoiada pelo seu Presidente, Luís Filipe Vieira, deixou de ser o clube de “pardalitos” que era.

Agora o Benfica bate-se de igual para igual em todos os campos. O nervosismo e o pânico em que se encontram as mais altas esferas do Porto, a começar pelo seu presidente que agora até fala com “gente do além”, passando pelos comentadores e escribas a soldo do Dragão, acabando na “união de facto” com as gentes do Sporting, mostram o estado-de-alma em que se encontram.
Para a defesa dos seus interesses é vital impedir o Benfica seja campeão. É importantíssimo impedir que o Benfica vá à Liga dos Campeões, por isso o apoio ao Braga. Pode ser que o tiro lhes saia pela culatra e que o Braga fique em 2º, relegando o Porto para a Liga Europa.
Aliás, basta analisar-se os relatórios e contas dos últimos anos, para se verificar a grande importância da Liga dos Campeões nas contas do Porto. Sem estas e sem as receitas da venda de jogadores (potenciadas pelas boas participações a nível europeu) o Porto entraria rapidamente em grandes problemas financeiros.
Eles sabem que um Benfica forte, dono das suas receitas de TV (estão quase a ser do clube outra vez) a participar regularmente na Liga dos campeões, suportado pela massa imensa de apoiantes e escudado numa Benfica TV, que se tornou a referência da Nação Benfiquista (quando ficar disponível na ZON TV CABO, o que parece está para breve, então será uma arma poderosíssima) ficará praticamente inatingível.
Aliás, penso que a questão fundamental neste momento é mesmo essa: OS DIREITOS DE TELEVISÃO DO BENFICA.
São claros e evidentes os ataques perpetrados pelos órgãos de comunicação social na órbita da Olivedesportos. Chega a ser ridícula e vergonhosa a forma tendenciosa como são comentados os jogos do Benfica quando são transmitidos pela SportTv.
Neste momento para além da luta que existe pela compra dos direitos de Tv do Benfica, pelos diversos interessados, existe também uma tentativa declarada de impedir que o Benfica os venda pelo valor justo. Sim, volto a repetir, está a tentar-se, por todos os meios, impedir que o Benfica consiga vender os seus direitos pelos cerca de 35-40 milhões/ano que é o valor justo de mercado.
Repare-se que na época 2008/09, o Benfica recebeu cerca de 10 milhões pelos direitos televisivos, tendo o Porto recebido 8,3 milhões (é o que vem no relatório e contas das respectivas SAD’s retirados do site da CMVM) e veja-se o potencial de crescimento que isto representa. Junte-se a participação na Liga dos Campeões e a venda de jogadores valorizados pelas excelentes campanhas, e atente-se no poderio financeiro com que o Benfica ficará (aliás o Benfica poderá construir grandes equipas sem ter de vender as suas principais estrelas).
Por isso eles estão em pânico, por isso eles estão a sentir o solo a fugir-lhes debaixo dos pés, e com razão.

Finalmente o GIGANTE ACORDOU.
Finalmente a NAÇÃO BENFIQUISTA reergueu-se.

Escrito por:
Marcos Guia, Faro
Sócio nº 80211

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...