quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

** Oferta da lindissima margaridabenfiquista**
.
A administração do blog obelovoardaaguia deseja a TODOS OS BENFIQUISTAS E SUAS FAMILIAS, um ANO NOVO de 2010, CHEIO DE PROSPERIDADE, SAÚDE E ALEGRIA
.
Desportivamente, que todos nós possamos festejar cada vez mais títulos, sendo que, aquele que está na nossa mente, seja o campeonato nacional de 2009/2010
.
A todos/as o meu abraço e um feliz ANO NOVO.

Éder Luís


Temos jogador. Técnica, remate pronto com ambos os pés, finalizador.

Será que DI Maria vai sair?

Caras novas no Benfica

Éder Luis - 24 anos, estremo/avançado

Alan Kardec - 20 anos, avançado

Airton - 19 anos, médio defensivo

E nenhum foi desviado para assinar em 5 minutos?
Devem andar a falhar os olheiros, lol

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

De pequenino se aprende a ser ... CAMPEÃO

Final da 2ª Edição Taça Vila dos Campeões (sub-15)
Benfica conquistou troféu frente ao Porto

O Benfica ganhou, esta tarde, a 2ª edição da Taça Vila dos Campeões, que decorreu em Cascais. A final colocou frente a frente Benfica e Porto, os líderes dos 2 grupos da prova.

Apesar do Porto ter sido o primeiro a marcar na primeira parte, a equipa encarnada alcançou a igualdade, ainda antes do intervalo, por intermédio de João Gomes.

As duas equipas estiveram empatadas a um golo até final da partida, e a atribuição do troféu acabou por se resolver através das grandes penalidades.

Uma final de nervos em que a equipa do Benfica saiu vitoriosa por 4-3.
.
Site do Benfica
................................
Mas não era o clube assumidamente corrupto que vinha a Lisboa ganhar tudo?

Parabéns aos nossos campeões.

Babado eu? Não.

""" Cliquem na foto """
Esta ... tirei eu

(ainda a visita à catedral)

Um prazer ... Infinito


Hoje estive lá. Estive na Catedral. Não, não fui ver qualquer jogo de futebol, basquetebol, ou outra modalidade qualquer. Não era dia de qualquer jogo.
Era sim dia de alegrar o espírito dando-lhe aquela força que todos gostamos de sentir.
A dada altura parei junto a uma sala sentindo o "odor" a benfiquismo. Era a sala, onde muita gente, em fila, conversavam e esperavam pacientemente com um sorriso o seu momento de se inscrever como novo sócio do Benfica. Contei-os. Eram vinte e um (21).
Vinte e uma novas almas que decerto saíram mais felizes ou por outro prisma poder-se-á dizer com uma felicidade renovada.
A partir daquele momento sentiam na alma uma força maior da chama imensa: Eram sócios efectivos do MAIOR E MELHOR CLUBE DO MUNDO.
Que tarde maravilhosa passei. A minha neta de 4 anos de idade acompanhou-me. Será futuramente também ela uma nova sócia do Benfica.
Já diz erguendo o dedo polegar: Benfica, fixe. Baixando o mesmo dedo: Sporting, puffffffff
Como é linda a minha neta. Sai ao... ups, não, não é a mim que sou feio para caneco, mas sim à mãe e à avó materna.
..........
Kardec e Airton já estão em Lisboa. Duas caras novas que decerto fortalecerão o Benfica. Recordo-me que, ainda não há muito tempo, muita gente dizia que, o Benfica só comprava novos jogadores em cima do fecho das inscrições.
Agora, a tempo e horas, pensa-se e trabalha-se afincadamente em prol do glorioso.
É digno de louvor de todos os benfiquistas a forma como se trabalha actualmente no Benfica. Está de parabéns toda a direcção do clube. Têm o meu aplauso.
..........
Jorge Jesus diz que temos que entrar com o pé direito na 2.ª volta do campeonato. Temos não. VAMOS entrar com o pé direito. A nossa vontade, aliada à nossa fé, irão concerteza ajudar os nossos gloriosos jogadores a vencer.
O futuro apresenta-se risonho e, acredito, que em Maio próximo muitos daqueles que, recentemente, tanto "bateram" em Luís Filipe Vieira, serão os primeiros a subir as escadas pintadas de vermelho, que a TODOS nós benfiquistas levará à glória.
.
NOTA: Desculpem a qualidade das fotos. Mas foram tiradas por uma menina linda. A minha neta (4 anos, feitos em 21DEZ)
.
Viva o Benfica
Vivam TODOS os benfiquistas.

ESTA QUASE


Estes dias sem futebol, são como uma praia sem areia, um churrasco sem piri piri, ou seja sabem a pouco.
Assim, dia 3 de Janeiro a bola volta a rolar no nosso estádio.

Domingo, pelas 18H15 vamos receber o Nacional para a Taça da Liga, prova da qual somos titulares, depois da brilhante vitória alcançada a época passada.

Pelas 17H00 do mesmo dia, teremos em Loures, no Pavilhão Paz e Amizade, um Lagartixas - BENFICA em Futsal, com trânsmissão na RTP 2.

Domingo todos à LUZ, desejar um grande ano aos nossos jogadores.

Para terminar e para o caso de ter passado despercebida a alguns, aqui deixo uma carta do José Albuquerque com destino ao ............ vejam se adivinham ??

" Bufarinhento,
Você é o exemplo acabado do (muito) inteligente que, não querendo estudar (podia tê-lo feito, ao contrário de tantos da sua geração), soube "cavar" uma mina de ouro - o antibenfiquismo e, à conta dela, fazer uma razoável fortuna.
Assim, nem o seu mal foi algum, nem a ambição (por mais egoísta) pode ser contestada.
Contestado (e combatido até às últimas consequências) só pode ser o facto de serem criminosos quer os meios, quer os fins, que essa demagogia provinciana nunca foi nada mais que a nuvem de tinta negra com que tentou esconder a corrupção, o tráfico de influências, o esbulho, a falsificação de documentos, a violência gratuita, a evasão fiscal, etc. etc.
Pela forma como conseguiu o que atingiu, v. já está condenado: está condenado a não poder-se reformar, muito menos morrer. E quando já não conseguir adiar nenhuma das duas, aí sim, a sua memória surgirá em todo o seu esplendor ... nojento.
Supremo egoísmo, esse seu, que será pago pelos seus mais próximos e pelos que o idolatraram, que será pago muito caro e para sempre (enquanto paradigma do antiísmo), sempre sempre com uma assistência especial: a do Eterno, Único e Universal SPORT LISBOA E BENFICA.
Faço votos para que seja igualmente longo o sofrimento do fracasso, dessa luta (também ela condenada) vã e desesperada para produzir tinta suficiente ... que diluísse o já indisfarçável.
Vencerá o Glorioso e os Valores contra os quais fingiu lutar, só porque nunca esteve à altura de os poder assumir."


CARREGA BENFICA

domingo, 27 de dezembro de 2009

QUE A CATEDRAL ESTEJA CHEIA EM TODOS OS JOGOS


Eu sou da opinião que o lugar para ver o Benfica jogar é no estádio da Luz, sempre o disse e não retiro nenhuma palavra. Sei que sou um privilegiado, vivo relativamente perto do Estádio e isso dá-me a possibilidade de poder acompanhar o Glorioso sempre ao vivo. Sei que muitos Benfiquistas, gostariam de ir ver todos os jogos, mas claro que isso é impossível e ainda bem, senão tínhamos que fazer um estádio do tamanho de nosso Portugal. No entanto, os milhares que, em cada jogo, faça chuva ou faça sol se deslocam ao Estádio, representam todos os outros que não podem vir, o olhem que os têm representado muito bem.

O Benfica continua de longe a ser a equipa com mais adeptos no Estádio, numa altura em que os lagartos e os corruptos assumidos, assim como nós, já receberam um chamado jogo grande em casa ( se bem que os jogos do Benfica são sempre jogos grandes ), e quando todos têm 7 ( sete ) jogos feitos em casa, podemos fazer uma estatística resumida, para os menos atentos terem a ideia das diferenças.

Assim:

- Dos nove jogos com maior assistência desta época, temos o Benfica presente em oito deles;

- Dos nove jogos com maior assistência desta época, sete foram no Estádio da Luz, isto porque só lá foram jogados 7 jogos;

Em número de espectadores, temos que esta época à Catedral do Futebol já se deslocaram 327. 158 pessoas, sendo que ao covil dos corruptos foram 240.996 indivíduos. Esta é a nossa força, mas é possível mais, muitos mais, o nosso estádio leva cerca de 65.000 mil pessoas, esta equipa merece jogar com as bancadas repletas de apoiantes, sendo assim devíamos ter neste momento cerca 425 mil assistentes ( não o total, pois existem sempre bilhetes destinados aos adversários que podem o não trazer adeptos ).

Vamos todos juntos fazer uma forcinha, especialmente aos que vivem perto, para que a Catedral esteja sempre cheia, pois como já disse, os nossos jogadores merecem.

CARREGA BENFICA

Airton: Parece ser um bom jogador



Airton:

Dizem que vem. O Benfica ainda não confirmou a aquisição mas também a não negou.
Venha ou não, deixo aqui um "cheirinho" do que vale este jogador. Aprecio a sua presença em campo e a sua forma de jogar.
Tem capacidade de luta, tipo "carraça", fazendo lembrar um pouco, o Javi Garcia. Joga simples, sem rodriguinhos, super eficaz.

O que pensam os benfiquistas deste jogador?

sábado, 26 de dezembro de 2009

Ele há com cada engano...

O caminho da insurreição leva por norma às trevas.

Miguel, o traidor.1, saiu do ENORME Benfica, há cerca de 4 anos, rumo a Espanha, à procura do El Doirado.
Saiu pela porta pequena e, já nessa altura tinha fama de play-boy.
Noitadas, águas turvas bebíveis, licores e outros (nada de bebidas alcoólicas ...), têm feito com que, periodicamente, se veja envolvido em cenas menos próprias de quem quer ser GRANDE, tais como:

- Agressões a jornalistas, no Algarve
- Noitada com o traidor.2 – Manuel Fernandes – tendo sido este e se calhar também o traidor.1, detido(s) em Espanha.
- Noitada em bares em Lisboa onde viu envolvido em Pancadaria
- Noitada, em Lisboa com passagem por uma discoteca, algures ali para os lados da Cruz de Pau, onde mais uma vez, embora se fizesse acompanhar por gente pacata e trabalhadora, se viu envolvido em cenas que, inclusive, porque o conheceram e pensavam que tinha regressado ao Benfica, houve até fogo de artifício, vulgo por engano... Tiros de arma de fogo

Um dos seus pacatos companheiros foi detido (mas como????) por posse de uma arma da qual não tinha licença.
Conhecendo como se conhece (olhando aos antecedentes...) os amigos do traidor.1, é evidente que todos sabemos tratar-se de uma pistolita de água, daquelas que se usam pelo Carnaval.
Ninguém tem culpa que os jactos de água que porventura tenham (ou não) saído dessa ou doutra análoga, fossem esbarrar numa parede e num carrito, ambos de papel, razão pelo qual lhes fizeram uns furitos sem qualquer importância

Consta que o grupo de meninos de coro foram levados para uma Esquadra local onde estiveram a prestar declarações, sendo um, logicamente por engano, detido pelo uso (ou transporte que é o mais correcto...) da tal fingida pistolita de água.

Também não se compreende a razão de não terem deixado entrar, na Discoteca, o traidor.1 e os seus amigos, quando ao que consta, quando esses chegaram, até se dirigiram a um porteiro, menino franzino, magrito, com cerca de 1,60m de altura e, educadamente, até lhe pediram por favor para lhes deixar ir buscar uma garrafita de água das pedras, em virtude de, um deles, estar mal disposto com azia.

Talvez se recordando de algum jogo de futebol recentemente jogado na Capital do País.

Dizem as más línguas que o traidor.1 nem queria ir com os amigos, só tendo ido, por conhecer os seus dotes de bons e super pacíficos rapazinhos.

Que azar teve o traidor.1, estar no local errado à hora errada.

NOTA: Não consigo (ou consigo????) perceber o porquê das estações de rádio, tvs e outros orgãos de informação, que deveriam ser isentos e não tendenciosos, catalogam o Miguel como ... ex-jogador do Benfica, quando deveriam dizer: Miguel, jogador do Valência.
Não seria mais honesto?

Mas o Benfica é muito grande, não é verdade?

Há coisas fantásticas não há???????
Uma bandeira, um simbolo, uma força, um "mar" de gente, imbuidos da mesma grandeza, eis o ... SPORT LISBOA E BENFICA

Um ENORME jogador

Angelito, um "miúdo" de fibra, um grande jogador, que veste o Manto Sagrado.

É com jogadores como este que o Benfica vai conseguir ser campeão contra tudo e contra todos?

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Faleceu Walter Marques

Sport Lisboa e Benfica de luto

Faleceu esta quinta-feira Walter Marques, ilustre Presidente do Conselho Fiscal do Sport Lisboa e Benfica.

O Presidente da Direcção do Clube, Luís Filipe Vieira, reage com profunda dor e pesar à perda deste companheiro dos Órgãos Sociais: "Lamentamos o desaparecimento de um homem íntegro que sempre dedicou o melhor de si ao nosso Clube. O falecimento de Walter Marques provoca um grande vazio no universo benfiquista e representa uma enorme perda para todos nós."

Neste momento difícil, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos.

O corpo de Walter Marques encontrar-se-á a partir das 12 horas de sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, e aí permanecerá durante todo o dia. No sábado, 26, às 11 horas, sairá para o Cartaxo, de onde é natural e onde se realizará o funeral.
........
Site do Benfica
..........
À família enlutada e ao Sport Lisboa e Benfica, o belovoardaaguia endereça as sentidas condolências

Que descanse em PAZ.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Para vós tudo de BOM

O belovoardaaguia deseja a todo o UNIVERSO BENFIQUISTA em geral, e em particular a todos os AMIGOS/AS, que nos visitam, comentando ou não, UM SANTO E FELIZ NATAL E UM ANO DE 2010 CHEIO DE VENTURA, PAZ, SAÚDE E ALEGRIA, extensivo às vossas digníssimas e ilustres famílias

BOAS FESTAS

RAMIRES - O GLADIADOR

Passada a ressaca da brilhante vitória do Benfica sobre aquele clubezeco com sede no Porto é altura de falar de um jogador, embora não devesse individualizar mas, porque penso que o merece, vou fazê-lo.
RAMIRES lesionou-se em Olhão no jogo com a Olhanense.
Pensou-se o pior olhando à forma como o Ramires caiu e pelo esgar de dor que apresentava no rosto.
Não treinou durante toda a semana que antecedeu o jogo contra o tal clubezeco. O seu representante já havia dito que Ramires, homem de fibra e rija tempera, queria jogar o clássico.
Eu não quis acreditar e, admito, até pensei na existência de algum bluff por parte desse.
Acontece que, olhando aos castigos e lesionados, o Benfica apresentava-se um pouco desfalcado. Não porque os benfiquistas não confiem em todos os jogadores. Mas... e existe sempre um mas.
Ramires quis jogar e que bem que o fez. Exibição poderosa de força, classe e magia. Praticamente intransponível
Jogou cerca de 70 minutos até que não aguentou mais, sendo substituído. Saiu esgotado (e lesionado com mais uma cacetada que levou de um biltre) mas, acredito, com uma ENORME felicidade no coração.
Dirão alguns que o seu esforço pode prejudicá-lo, agravando a lesão. Até pode, reconheço. Mas, a vontade humana, consegue ir buscar forças onde ninguém o consegue imaginar.
Ramires foi o exemplo de um profissionalismo ímpar próprio dos homens que estão na vida e no desporto, neste caso no Benfica, com alma e coração

Para RAMIRES o meu APLAUSO e ADMIRAÇÂO sem limites

O HOMEM, o ATLETA, o GLADIADOR , uma ÁGUIA da nossa CATEDRAL

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Saviola deseja-vos um bom Natal

Que estranha forma de Amar o Benfica!


Sou Benfiquista desde que me lembro, mesmo sendo filho de um Sportinguista e está a fazer meio século a mais antiga memória que tenho do meu Benfiquismo, numa estória que, claro, tinha de envolver dor: eu estava a jogar à bola, com soldados, numa parada e deveria estar a fazer alguma marcação, tipo “homem” a homem, por trás do adversário (?!), marcação bem cerrada, a ponto de ter levado com o tacão da cardada na boca, quando o militar levantou o pé!

O resultado disto, além de (devem ter sido) muitas lágrimas, os dois incisivos, ainda de leite, (da frente e de cima) a demitirem-se e um grupo de militares aflitos (imaginem … o Filho do Comandante!), é, nem mais nem menos, essa minha primeira memória de Benfiquista; foi aí, que aprendi que uma “papoila saltitante” pode, até, chorar, mas, por Amor ao Glorioso, resiste além dos seus aparentes limites.

A segunda memória mais antiga, essa está ligada ao relato de uma das finais da Taça dos Campeões Europeus (não consigo precisar qual delas), relato escutado em Família, no norte de Angola, no meio do que era, naquela altura, uma guerra e hoje é um mar de pipelines. Um relato, imaginem, escutado em Francês, numa rádio de um dos dois congos e, por isso, algo em que eu só percebia os nomes dos nossos Enormes e em que aprendi o significado de … BUT!

Lembro-me bem que o meu Pai teve de sair de casa, à pressa, logo que acabou o desafio, para estancar os festejos (eram muitas as “Mauser” que gritavam) que poderiam pôr em risco as vidas de todos nós: à época ele era “verde” duas vezes (porque era verde e porque ainda não sabia que, quando jogava o Glorioso … havia Paz)!

Antes de vos maçar com mais destas minhas mais antigas recordações de Benfiquismo, salto já para a conclusão que quero confessar: este meu Amor ao nosso Clube, tenho-o associado, desde as raízes, à dor física, à disciplina mais castrense e, até, à tortura psicológica que substitui a Paz. Ou seja, Companheiros, o meu Benfiquismo formou-se entre momentos que me obrigaram a levá-lo … completamente a sério!

Talvez seja por isso mesmo que eu sinto o meu Benfiquismo, sempre, mas sempre mesmo, como indissociável dos mais nobres Valores que os Homens são capazes de partilhar. A Solidariedade, por oposição ao egoísmo individualista e por respeito a todos os indivíduos. A Universalidade, por contradição com os sectarismos, quaisquer que sejam e qualquer que seja a sua origem. A Honestidade, traduzida pela Verdade Desportiva e pela frase “Glória aos Vencedores e Honra aos Vencidos”. O Desportivismo de quem busca vencer os seus próprios limites, antes e mais que vencer os adversários. A Portugalidade, esse cenário cultural com que, Historicamente, nos “globalizamos” muitos séculos antes de haver o Benfica (por isso ele nasceu), que lhe deu a génese e da qual ele constitui o símbolo maior, entre tantos outros Valores.

Tem tanto de Paixão, como é intelectualmente assumido, este meu Amor: por isso é uma Fé (é a minha Fé)! Por isso o meu Benfiquismo é uma Enorme Superioridade Moral!

O meu Benfiquismo não tem, absolutamente, nenhuma carga negativa: não é contra nada nem ninguém, excepto aquilo que represente o negativo e os seus “anti-valores”. O meu Orgulho Benfiquista nunca se justificou a arremessar aos outros as nossas Vitórias e ninguém, nunca, me “devolveu” nada quando não vencemos. A maioria dos anti-benfiquistas merecem-me pena e a minoria faz-me sorrir, pela sua pobreza de espírito: todos me são pouco mais que indiferentes.

Já com os “anti-valores” a coisa fia mais fino e, mesmo nesta idade, não deixo de os combater, seja onde for e especialmente quando posso fazê-lo com o meu Benfiquismo, afirmando-o, que é a mais poderosa arma que conheço para os combater.

Quando me falam de “calabotes”, de “salazares”, de “estorilgates” e de “colos”, respondo com uma de duas: ou com o silêncio dos inocentes, ou com a força da razão, é conforme eles o … mereçam.
Amo as Vitórias, bem mais do que não gosto quando não ganhamos: a Mística exige-nos que tudo façamos pelas primeiras e detesto sentir que não conseguimos evitar as segundas. As nossas Vitórias são (têm de ser) a afirmação dos Valores Benfiquistas e, de há umas décadas a esta parte, a maioria das não vitórias têm sido impostas pelos “anti-valores”, pela lama mais imunda, pelo que só levantam, dentro de mim e da minha Fé, a disciplina determinada de quem sabe o que quer, de quem acredita no que pensa e de quem sente, desta estranha forma, o Benfiquismo.

E a tão natural “Glória aos Vencedores, Honra aos Vencidos”, tem sido substituída, indecentemente, pela “Honra e Glória aos que não conseguiram, desta vez, ultrapassar a infâmia”, ou, como nesta Gloriosa noite, pela “ Vivam os Vencedores que souberam afirmar-se sobre os que, em vez de valores, preferem a ignomínia”

Estranha, muito estranha (?) esta minha forma de Amar o Glorioso. Alguém me explica?

Viva o Benfica!

Texto escrito por: José Albuquerque

NOTA: Escrito antes do jogo, Benfica-Porto

Benfica 1 * 0 Porto



Que bonito, que orgulho em ser benfiquista.

Um golo feito com alma, coração e categoria.

É ARREPIANTE.

Vejam, e deixem a emoção vos invadir.

É DISTO QUE O MEU POVO GOSTA

Hoje, dia chuvoso e frio, milhares mais uma vez rumaram á Catedral do Futebol.
Nem vou falar do banho de futebol, de táctica, de personalidade, de classe, de categoria que demos aos corruptos assumidos, vou sim destacar o ORGULHO em ser Benfiquista, e é esse orgulho que faz com que numa noite terrivel, de chuva e frio, o nosso estádio estivesse cheio.
Gravei um pequeno video que aqui vos deixo, é que muitos dizem que em casa se sofre mais, mas uma coisa vos garanto, é lá que as coisas se vivem primeiro, é no nosso estádio que nós devemos estar a apoiar a nossa equipa, claro que muitos não podem, mas os que lá estiveram representaram-nos e bem.
video

E mais, há uns tempos vi uma imagem na net, feita por um artista ( Jonny), E com uma confiança enorme na nossa equipa, guardei-a para a colocar aqui hoje, não podia faltar ao prometido.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
CARREGA BENFICA

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bom Natal

BENFICA 1 * 0 PORTO
.
A todos um Bom Natal
A todos um Bom Natal
Que seja um Bom Natal, para todos vós
Que seja um Bom Natal, para todos vós

Liga Sagres

Benfica 1 * 0 Porto
.
Data: 20-12-2009
Hora: 20H15
Local: Estádio da Luz - Lisboa
Árbitro: Lucilio Batista (AF Setúbal)
Transmissão: Sporttv1
.
Ao intervalo: 1-0 ( e no final)
.
Marcadores:

1-0, Saviola, 22 minutos
.

Equipas:

Benfica:
Quim,
Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto,
Javier Garcia, Ramires (Filipe Menezes, 72), Carlos Martins (Luís Filipe, 66), Urreta (Weldon, 66),
Saviola e Cardozo.
Suplentes: Júlio César, Roderick, Weldon, Nuno Gomes, Luís Filipe, Filipe Menezes e Miguel Vítor.

FC Porto:
Helton,
Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Cardozo,
Fernando, Guarín (Varela, 46), Raul Meireles (Belluschi, 78),
Hulk (Farias, 77), Rodriguez e Falcão.
Suplentes: Beto, Belluschi, Mariano, Varela, Nuno André, Farias e Sapunaru.

Acção disciplinar: cartões amarelos a David Luiz (26), Saviola (43), Falcão (69), Fernando (81), Maxi Rodriguez, Cristian Rodriguez e Bruno Alves (87).
Assistência: Cerca de 64.000 espectadores. ( Com a noite chuvosa e fria como esteve é de salientar estes números)
.
Após o términus do jogo foram expulsos Hulk e Sapunaru, em principio, por se terem envolvido em agressões com um segurança.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Médios “encarnados”
Ramires e Aimar convocados para clássico na Luz

Os médios Ramires e Pablo Aimar foram este sábado convocados por Jorge Jesus para o clássico de amanhã com o FC Porto, relativo à 14.ª jornada da Liga portuguesa.

Para o jogo no Estádio da Luz, o treinador “encarnado” também chamou os centrais brasileiros David Luiz e Luisão.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Júlio César;
Defesas: Luís Filipe, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto e Shaffer;
Médios: Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Urreta, Felipe Menezes e Aimar;
Avançados: Cardozo, Saviola, Nuno Gomes e Weldon.
.
Benfica
.
Boas noticias. Oxalá possam jogar e mostrar em campo toda a magia do seu futebol.
Eu acredito

Basquetebol

Benfica-FC Porto, 78-72
Sétimo triunfo averbado no clássico

A equipa de basquetebol masculino somou este sábado a sétima vitória consecutiva na Liga portuguesa, ao bater em casa o FC Porto por 78-72.
Desta forma, os campeões nacionais continuam no topo da classificação.


Os “encarnados” entraram a vencer no encontro desta tarde e logo com um triplo de Diogo Carreira. A equipa de Henrique Vieira demonstrou uma enorme coesão defensiva e um bom acerto na finalização, tendo estado sempre na frente do marcador. O Benfica chegou a estar a ganhar por 16-7, mas acabou por permitir a recuperação do adversário até ao fim do primeiro período (22-21).

No arranque do segundo período, os “azuis e brancos” marcaram um cesto de dois pontos e passaram para a frente do resultado, mas foi por pouco tempo.
Os campeões nacionais chegaram novamente a uma vantagem confortável (33-25), mas a diferença acabou por ser menor no apito para o intervalo (41-38).
Os últimos dois pontos do Benfica foram obtidos numa arrancada de Sérgio Ramos nos segundos finais.

Os “encarnados” vieram do intervalo com o mesmo ritmo de jogo, não permitindo ao adversário chegar à frente do marcador. O Benfica conseguiu mesmo finalizar o terceiro período com uma vantagem mais alargada (59-53) relativamente aos dois primeiros.

No quarto período, o Benfica chegou a estar a vencer por 73-62.
No entanto, a marcação inexplicável de uma falta anti-desportiva ao Benfica permitiu a aproximação do adversário no marcador.

O FC Porto reduziu para 74-72, mas os campeões nacionais responderam bem e terminaram com um triunfo por 78-72.
O Benfica, continua, assim, no topo da tabela com sete vitórias em outros tantos encontros.
.
Site do Benfica
.
A 1.ª vitória já está. Amanhã esperemos que seja a 2.ª.

Calado, falavas tão bem.

Aproxima-se o jogo mais importante, por ser o imediato, da Liga Sagres, a disputar amanhã, no Estádio da Luz, entre o Benfica e o Porto(regional).
Lemos todos os dias nos avençados a força mental que se tem formado, qual nimbo superno, para que o clubezeco de Contumil venha a Lisboa ganhar o jogo.
Agora falou o “IGNARO””, qual sapiente das trevas e mal iluminadas vias ascéticas, que tudo pensa saber.
“O Ignaro” que dizem, ser o seleccionador de Angola e que, infelizmente, já treinou o Glorioso, veio agora para um jornal (Record) que ultimamente tem feito de tudo para diminuir a capacidade futebolistica dos jogadores do Benfica e valorizar a dos jogadores do Porto(regional) e à Antena 1, dar “cacetada” no Benfica, beijando a mão ao suspenso por tentativa (?) de corrupção. Subserviência? Talvez.
Diz a azémola:
- O FC Porto é favorito
- Nos outros anos, o FC Porto quando teve de ganhar, ganhou e tudo indica que vai passar-se o mesmo desta vez.
- Este Benfica não é o das goleadas de início da época.
- Frente ao Olhanense deu mais uma manifestação de fragilidade mental, de falta de carácter competitivo, de uma equipa tensa, nervosa a assustada.
- O FC Porto andava a jogar condicionado pelo que o Benfica fazia, mas depois das vitórias em Guimarães e Madrid, inverteu as coisas e passou a ser o Benfica a ter medo do FC Porto.

“O IGNARO” deve padecer de corrença mental ou então de algum dislate mal curado.
Porque no te callas hombre?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aimar eleito melhor jogador argentino da década

Médio do Benfica recolheu 52.23% dos votos, numa votação levada a cabo pelo site Ambito.com, que descreve mesmo a importância dos votos portugueses na eleição de «El Mago».

Argentino da década

1º Pablo Aimar 52,23%

2º Gabriel Batistuta 13,80%
3º Juan Román Riquelme 7,49%
4º Lionel Messi 6,77%
5º Juan Sebastián Verón 4,57%
.
Parabéns para este fantástico jogador que tem calado muitas bocas.
Força Pablo Aimar.

Liga Europa

16-avos-de-final
Hertha BSC Berlim ... * ... SL Benfica
.
Se o Benfica passar como todos nós esperamos, irá defrontar nos oitavos de final o vencedor do jogo:
.
Copenhaga ... * ... Olympique de Marselha

Palhacitos

Quem anda nesta vida do desporto conhece como certos jornais “vivem” dentro dessa atmosfera.
O Benfica ganhou ontem de forma justa e brilhante ao AEK de Atenas pelo resultado "enganador" de 2-1.
Acontece que estamos em semana de um jogo importantíssimo, que não decisivo, para a liga Sagres em que o Benfica vai defrontar um clubezeco lá do Norte, que alguns jornalistas querem fazer grande.
Vai daí a tudo fazerem para denegrir o Benfica vai um passo de caracol. A última novidade é o jogo com o AEK.
Dizem esses chico-espertos que o plantel do AEK terá sido atingido com um surto de gastroenterite com origem na festa de Natal realizada na última terça-feira.
Karabelas e Tahtsidis terão ficado no hotel, deprimidos e muito doentinhos, enquanto outros jogadores alinharam debilitados, em virtude de, terem vomitado no balneário do Estádio da Luz. Notava-se o cheiro nos corredores, talvez.
Geraldo, terá sido um dos que vomitaram, sentindo-se ainda muito cansado, razão pelo qual, terá jogado em precárias condições físicas e, daí, DI Maria ter marcado dois fabulosos golos, sendo o 2.º de antologia.
Manduca também foi um dos atingidos acabando o jogo de rastos.
Existe uma canção que diz:
Era ó vinho meu bem era ó vinho….. Era o coisa que eu mais adorava...

Moral da história
: O Benfica não ganhou porque é melhor equipa, porque jogou melhor, porque deu um recital sobre a batuta do maestro DI Maria, mas sim, porque os Gregos estavam debilitados.

Não dá vontade de rir?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Liga Europa


BENFICA 2 * 1 AEK
.
Data: 17-12-2009
Hora: 20H05
Local: Estádio da Luz - Lisboa
Transmissão: SIC

Onzes prováveis:

BENFICA:

Júlio César; Luís Filipe, Miguel Vítor, Sidnei, Shaffer; Roderick, Carlos Martins, Di María, Felipe Menezes; Nuno Gomes e Weldon.

AEK:

Saja; Araújo, Majstorovic, Geraldo, Karabelas; Makos, Jahic, Tachtsidis; Leonardo, Manduca e Blanco.

Reestruturação Empresarial

Reestruturação Empresarial do Grupo Benfica
Conclusão
.
No momento em que escrevo estas linhas, não sei nem qual será o resultado da AG, nem sequer se lá vou poder estar (não pude!) e isto porque OBELOVOAR decidiu que o tema é demasiado importante para se prestar a “campanhas eleitorais”.

Aliás, se fizerem o favor de reler tudo o que escrevi, confirmarão que, em momento algum, eu fiz a apologia desta Proposta: desta ou de outra qualquer … que não apareceu (adiar a reestruturação, sobretudo para “as calendas”, isso não pode usar o nome de proposta!).

O que eu tentei fazer, foram as seguintes coisas:
(1) alertar para a “(in)fertilidade” do campo que íamos percorrer,
(2) alertar para a “boatada” (a perfídia nojenta habitual) que os vários “aborrecer, aborrecer”, os vários “notáveis e despeitados”, iriam produzir (foram poucos, surpreendentemente) e, finalmente,
(3) prevenir a desunião que alguns falsos argumentos poderia criar, combatendo-os em linguagem fluente.

E foi assim que, depois de introduzir o tema, esclarecemos o que (não) é a tal de “falência técnica” e porque é que a Catedral (não) é o “busílis” da questão.
Acima de tudo, tentei demonstrar que (4) este era um assunto impossível de votar (ou, até mesmo, de criticar) sem um estudo prévio, desadequado para uma AG (imperativa, face aos actuais Estatutos), bem como (5) as razões “de pele” pelas quais o que ia estar em causa era, uma vez mais, um voto de confiança aos Corpos Sociais.

Foi isto que tentei fazer, depois que o AL aceitou o desafio (Obrigado, Companheiro) e, confesso, sinto que valeu a pena.
Valeu o esforço, porque desapareceram alguns “fantasmas”, se dissiparam dúvidas e se desmontaram argumentos sem conteúdo (por melhor encadernados que estivessem).

Agora e independentemente do que a AG vier a decidir (já decidiu!), já só falta explicar porque é que eu considero a reestruturação como necessária e inadiável, uma operação que concentrasse, ao máximo, as actividades empresariais do Glorioso e que o fizesse … com a Benfica Futebol SAD como centro (o “coração”).

Já sabem que eu só vejo o Benfica como um todo e de todas as suas partes (actuais e futuras). Por isso, não pode ser surpresa que eu prefira que essa “concentração” das partes seja feita no ponto onde mais valor acrescenta: na Empresa representativa do nosso “core business”!
O tempo em que o Glorioso teve de “vender” alguns dos seus “filhos” (a formação, por exemplo), esse … já foi, graças ao Benfiquismo dos mais de 200 mil Sócios, à paixão dos 14 milhões de Adeptos e à dedicação dos Corpos Sociais.

A força, a dimensão e a reafirmada universalidade do Benfica de hoje e de amanhã (infraestruturas, número de Sócios e de Casas, BenficaTV, Mística e “O Benfica”, seguros, viagens, serviços financeiros, clínica e, em breve, direitos televisivos), colocam-nos a salvo do POLVO, por mais que ele consiga, ainda e por mais algum tempo, “garrotear” a Verdade Desportiva.

Sendo assim (livres dos “riscos” do passado), onde devemos concentrar as nossas “forças” (a solidez financeira e patrimonial, a capacidade de financiamento, as economias de escala na gestão, etc.)?

Na SAD, obviamente!

Na SAD, cujos custos salariais podem vir a ser limitados (pela UEFA/FIFA) como percentagem das receitas.
Na SAD que, por contratar mais serviços a terceiros, mais próxima está de optimizar os recursos disponíveis.
Na SAD que o Benfica detém em perfeito controlo e na qual tantos de nós têm uma parte do seu sangue (não, aquilo não são “Acções”) e que, como tal, não tem/têm preço.
Na SAD que tem sido gerida com surpreendente audácia, inovação constante e confirmado brilhantismo, com a inestimável participação de um … Sportinguista e,
na SAD que preparou, cuidadosamente, uma operação de reestruturação que, até, pode não ser a ideal, mas é, seguramente, uma proposta válida!

No meio destes textos, o nosso General recordou-nos de algo que nos desagrada a todos, profundamente: o POLVO, através do olibeiredo, também é Accionista da SAD (agora já é muito mais pequeno que antes).

Tem razão o General? É claro que tem!

Mas … como no caso do copo que está pelo meio, eu pergunto-vos: o que quer o olibeira e de que necessita ele, cada vez mais? Qual é o único “credo” do animal?

Money, money, Money, o que, cada dia mais, quer dizer … Benfica, BENFICA, BENFICA!
Quem com ferros mata … (não era lindo ver o POLVO morrer de “morte macaca”, sufocado no próprio veneno?)

Entretanto, a esmagadora maioria dos Sócios presentes na AG já decidiu, está decidido!

Viva OBELOVOARDAAGUIA!

Viva o Benfica!
.......
Escrito por: José Albuquerque
............
Off Topic: Votação da AG: A proposta teve 2307 votos a favor, 171 abstenções e 283 votos contra.

Di Maria de fora dois jogos

O jogador do Benfica, DI Maria, que foi expulso, no jogo com o PortoB (Olhanense) com vermelho directo, não joga frente ao Portoregional, em virtude de ter sido punido com dois jogos de suspensão, assim como Fábio Coentrão, que levou um jogo de castigo, por ter atingido o 5.º cartão amarelo.
Poderm fazer o que quiserem que vamos ganhar ao Portoregional contra tudo e contra todos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Na Assembleia Geral

Intervenção do Presidente do Benfica


Está a decorrer esta noite a Assembleia Geral do Clube. Esta tem como ponto único deliberar sobre a operação de reestruturação do Grupo Sport Lisboa e Benfica.
O presidente do Clube, Luís Filipe Vieira, já fez a sua intervenção.

O Benfica será sempre aquilo que os seus sócios quiserem. Sempre foi claro para mim desde que aqui cheguei que o Clube não faz sentido se perder o seu capital mais valioso: os sócios!
Por isso é que as Assembleias Gerais são importantes, por isso é que as decisões mais estruturantes têm sempre de passar por aqui! Sou daqueles que só avança para as coisas com a convicção da sua utilidade e da sua seriedade.
Sempre foi assim na minha vida! O plano de reestruturação financeira que dentro de alguns minutos vos será apresentado, é um projecto sério, pensado e debatido durante meses, e que, depois de uma análise ponderada, mereceu a minha concordância.

É um projecto que nos permite consolidar as nossas contas, respondendo ao mesmo tempo a uma serie de requisitos legais que nos são exigidos.
É um plano feito com a maior transparência e com a garantia de que os interesses do Sport Lisboa e Benfica estão salvaguardados na sua totalidade.

Não fosse assim, eu não estaria aqui hoje!!Não sou daqueles que hipoteca a sua palavra e a sua história por coisas menores.
Tenho a certeza da seriedade e dos méritos da proposta que vos vai ser apresentada. O Sport Lisboa e Benfica representa, hoje, uma instituição credível para qualquer parceiro financeiro, e acreditem que não foi fácil chegar aqui.

Quando aceitei liderar o Clube tinha a noção das dificuldades que iria encontrar, mas tinha igualmente a certeza de que o Sport Lisboa e Benfica era um Clube viável e com futuro. Felizmente, ao fim de nove anos provou-se que tinha razão: o Benfica voltou a ter futuro!! O tempo de discutir, de elogiar ou criticar, é agora e aqui.
O plano – numa versão suficientemente detalhada – esteve nos últimos dias exposto no nosso site, porque a ideia da direcção a que presido, foi sempre a de envolver os sócios nesta discussão, convencendo-os da bondade e dos benefícios que ela nos pode trazer.

Os últimos nove anos foram como é público uma longa batalha na recuperação do Clube. Foram nove anos em que foi necessário muito empenho e dedicação pela recuperação do nosso património físico, do nosso património humano e, acima de tudo, pela recuperação de um bem de valor incalculável: a nossa credibilidade!!
Não foram anos fáceis, mas cumprimos uma estratégia de rigor que nos permitiu chegar onde chegámos e que envolveu sempre os sócios em todas as decisões, porque ao contrário de outros eu só concebo o Sport Lisboa e Benfica como uma instituição que pertence aos seus sócios!

Se bem se lembram, sempre disse, sempre o defendi e assim será enquanto for Presidente do Sport Lisboa e Benfica, que o Clube teria sempre a maioria do capital da SAD, porque para mim o Benfica pertence aos seus sócios e por isso só podia entender a SAD, se a maioria dela pertencesse ao seu Clube.
Foi assim que nasceu a SAD, é assim que ela permanece, será assim que ela continuará no futuro!Não contem comigo, por isso, para que o Sport Lisboa e Benfica deixe de ter a maioria nas várias empresas em que participa.

Através deste plano de reestruturação financeira o SLB não apenas mantém, como reforça a sua posição maioritária dentro da SAD, com todas as implicações que daí resultam.
A minha primeira palavra, portanto, é esta: Ontem como hoje, e enquanto eu tiver as responsabilidades que tenho, a primazia será sempre dos sócios, e o Clube deterá a maioria em todas as empresas do universo Benfica.A segunda nota que quero aqui deixar - e farão o favor de me fazer justiça - porque esta sempre foi outra luta permanente dos meus mandatos, é a seguinte: Não contem comigo para abandonar as modalidades !!As modalidades fazem parte da história do Sport Lisboa e Benfica, sempre o assumi e sempre o defendi, e toda a recuperação que durante estes anos fizemos das modalidades vai continuar.

As modalidades fazem parte do nosso património.

O ano passado conseguimos voltar a ganhar um título que nos fugia há 14 anos no basquetebol, já este ano ganhamos a Supertaça.
No andebol, mantemos uma equipa competitiva e que quer recuperar o título conquistado há dois anos.
No hóquei e no voleibol voltámos a investir e contamos com equipas ‘fortes’ que podem discutir os respectivos campeonatos, para já não falar do Futsal.

Esta é a nossa realidade, as modalidades são, hoje, uma componente fundamental da nossa história e assim vão continuar.
A terceira nota que quero deixar, nesta intervenção inicial, tem a ver com o futebol profissional. Gerir significa avaliar e decidir. Não contem comigo para vender jogadores ao desbarato, os jogadores do Benfica só sairão pelo seu justo valor e depois de alcançar o objectivo a que nos propusemos: ganhar o campeonato!!

Foi assim que me apresentei aos sócios na última campanha eleitoral e é algo que pretendo cumprir! Investir e ganhar na componente desportiva.
Gerindo com rigor, mas com a ambição e os meios necessários para recuperar o nosso lugar no panorama desportivo!

Quem trabalha diariamente comigo sabe que hoje seria fácil vender alguns jogadores e fazer uma mais-valia de cem milhões de euros. Mas a estratégia não é essa! A estratégia passa por investir ainda mais, garantindo um grupo de trabalho que nos dê garantias de sucesso em Portugal e de um bom desempenho na Europa!O plano de reestruturação financeira respeita estas três realidades. Sempre assumimos todos os compromissos, mesmo aqueles que resultaram do período mais negro da nossa história, e alguns ainda continuam por fechar.
Mesmo assim conseguimos ganhar o respeito de todos os parceiros financeiros, dos nossos fornecedores, dos restantes Clubes – nacionais e internacionais - e, mais importante, dos nossos funcionários! Tudo isto ao mesmo tempo que garantíamos o nosso crescimento.

Uma coisa é certa, o Sport Lisboa e Benfica não pode continuar a acumular dívida às suas participadas. Demasiadas vezes discutimos mais o curto prazo do que o médio e longo prazo. Muitas vezes há analises pouco rigorosas, mas convenientes em função de algumas variantes conjunturais e de alguns protagonistas que as fomentam.
Alguns exemplos são recentes!O importante é manter o rumo traçado e que aponta para uma gestão orçamental rigorosa dos nossos meios.

Espero uma discussão séria de um plano – repito – muito ponderado e discutido nos meses anteriores!

Muito obrigado!
.................
Digam da vossa jústiça em função do discurso do insigne Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira
..........
AG Extraordinária
Sócios aprovam proposta de reestruturação financeira
A Direcção do Sport Lisboa e Benfica viu esta noite ser aprovada a operação de reestruturação do Grupo Sport Lisboa e Benfica.
A proposta teve 2307 votos a favor, 171 abstenções e 283 votos contra.
A Assembleia Extraordinária do Clube tinha como ponto único da Ordem de Trabalhos deliberar sobre a operação de reestruturação do Grupo Sport Lisboa e Benfica, ou seja, a fusão, por integração da Benfica Estádio na Benfica SAD.
Os associados presentes no Pavilhão n.º 2 da Luz deram o seu total apoio à proposta apresentada pela Direcção, tal como indicam os números finais da votação: 2307 votos favor, 171 abstenções e 283 votos contra.

Não me quero imiscuir no trabalho de Jorge Jesus. Longe disso e até sou daqueles que pensam que o nosso treinador deve trabalhar em Paz e sossego.
Mas o bichinho está a pedir que eu "provoque" os meus amigos benfiquistas no que concerne ao jogo de Domingo contra a agremiação de Contumil.
Esta é a minha equipa para ganhar o jogo
........
Marinho Peres, voz conhecedora, diz o que acima está em imagem, e se o diz, eu acredito. Confiemos e acreditemos na sua sapiência.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alan Kardec - Avançado

"Nós aceitamos a proposta de 2,5 milhões de euros, apresentada pelo Benfica.
Entretanto, demos um prazo de 48 horas ao Internacional de Porto Alegre para igualar a proposta, pois tinham direito de preferência. Esse prazo de 48 horas acabou neste domingo à tarde.
O Internacional não se pronunciou. Portanto, da nossa parte, o negócio está fechado" disse José Hamilton Mandarino,vice-presidente do clube brasileiro ao site "globoesporte.com".
.
Sapo Desporto
.
Será opção válida?

Homenagem a um clube submisso

Leões, feitos gatos mansinhos
O que fareis aos sonhos perdidos,
Fugidos, desmastreados, sombrios
Vós que andais, jogando à deriva,
sobre um campo qualquer, sem chama
Onde está essa equipa de miudinhos
Saídos da academia, feitos em brios
Farei jogadas enfunadas em pergaminhos
Pura ilusão de um campeonato perdido,
Feita negação da vontade de vencer
Vós que buscais portos seguros,
Azorragar de vento, e de esperança
Jogadores sem alma e sem fulgor
Vontades desniveladas de ares puros
Os maiores, os melhores, sem sentido
Onde vencer é palavra esquecida
São desgostos de equipa partida, sem amor
Onde as vitórias são voz angustiada
Onde os campeonatos se vão por encanto
Onde vos escondeis, em soluços e pranto
Em buracos cheios de...NADA

domingo, 13 de dezembro de 2009

Grande jogo de Basquetebol

LPB: Benfica mantém invencibilidade

Encarnados recuperaram de uma desvantagem de 20 pontos e venceram em Guimarães (80-82). Ben Reed foi o herói.
O Benfica venceu esta tarde em Guimarães, por 80-82, em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, mantendo assim a sua invencibilidade e liderança da prova.

O jogo esteve longe de ser fácil para os encarnados, que foram para o intervalo a perder por 14 pontos de diferença (53-39).

Durante o 3º período, os vimaranenses chegaram a dispor de 20 pontos de vantagem (62-42), vantagem essa que o Benfica foi reduzindo com o desenrolar do encontro.

Com apenas 11 segundos para jogar e com o marcador a registar um empate a 80 pontos, Ben Reed assumiu a responsabilidade do último lançamento e foi feliz, dando o 6º triunfo consecutivo à sua equipa.

Fernando Neves (18 pontos), Rod Nealy (17 pontos e 13 ressaltos) e Jaime Silva (16 pontos) foram os elementos em maior destaque no conjunto orientado por Fernando Sá.

Do lado dos campeões nacionais, Will Frisby (25 pontos), Diogo Carreira (13 pontos) e Ben Reed (12 pontos) foram fundamentais para o suado triunfo.
In.scn.pt
Um Benfica fantástico deu um recital de bem jogar basquetebol. Depois de ganhar a Supertaça, em jogo com a Ovarense, o Benfica continua a espelhar o "perfume" do seu basquetebol por esses recintos fora do nosso bonito Portugal.

Agora foi em Guimarães, contra o clube com o mesmo nome, em jogo dificil, mas com uma vitória espectacular

O busílis da questão: o valor da Catedral! … Será?

Na discussão do tema da Reestruturação Empresarial do Grupo Benfica, há um aspecto que assume capital importância para muitos Companheiros e que, para mim, não tem nenhuma relevância: o valor contabilístico da Catedral (ou melhor, da Benfica Estádio).

É claro que, em termos técnicos, o cálculo desse valor (e a eventual discussão dos critérios e/ou do momento oportuno para efectuar essa avaliação) é determinante, por necessário, para executar as operações de reestruturação. Sobre isso ninguém pode ter dúvidas.

Mas que se eleve essa questão específica ao grau de verdadeiro “busílis” deste tema, é disso que discordo: eu sou incapaz de imaginar O BENFICA sem o ver como UM TODO DE TODAS AS PARTES. Assim de simples!

Ainda há Companheiros que, como o Enorme Tramontano, torcem o nariz à estória das SAD (que a lei quase que impõe) e, agora, há Companheiros que, tal como o Enorme Eagle (do FORUMBENFICA) consideram que o objectivo essencial (ou único?) da reestruturação, deveria ser o equilíbrio do Balanço do Clube. A uns e outros, no maior Respeito Benfiquista, eu confesso que me estou de “cagantes” para essas nuances e, fosse eu a decidir, optaria sempre pela solução que maiores vantagens (fiscais e estratégicas, sobretudo) propiciassem, quando avaliadas numa óptica de Grupo.

É óbvio que, no processo de trocas financeiras entre as partes em que se concretiza a reestruturação, quanto maior for o valor atribuído à Catedral (à Benfica Estádio, para ser rigoroso), “melhor” para quem a detém (o Clube/SGPS) e “pior” para quem a vai (irá?) englobar (a SAD). Sobre isso também não há dúvidas, embora eu não tenha podido calcular (porque não estudei a operação) qual seria o “Óptimo Estratégico e Fiscal”, a longo prazo, para esse valor.

Parto do princípio que quem estudou a operação e avalizou a solução (a Proposta), o fez baseado em critérios técnicos transparentes (não vi, ainda, uma única acusação em contrário), pelo que considero injustificável que se chegue a pretender adiar uma solução urgente, só à espera da melhor oportunidade (para o Clube), sobretudo quando o único “argumento” invocado – o eventual contrato de naming da Catedral (pelo impacto no valor da BE), pode ser solucionado com uma simplicidade infantil (basta adicionar à Proposta um ponto a definir que, se e quando exista tal contrato, a maior parte dos benefícios terão o Clube como destino, até um determinado valor, sobretudo se tal vier a suceder após a fusão com a SAD).

Por mim, podem discutir o quanto preferirem, já que, para mim, a Catedral tem um valor que não é, de facto, discutível: ela é a nossa Praça de S. Pedro e não haverá NUNCA, NINGUÉM que possa, nem sequer, pensar em a vender para fora do (Grupo) Benfica!

Aí sim, os Benfiquistas fariam tantas revoluções, quantas as que fossem necessárias, até fazer a “Restauração”!

Eu não aceito perder tempo a escolher entre “falências técnicas” (Clube versus SAD), até porque não considero nenhuma delas como o objectivo da reestruturação, porque nenhuma delas passa de, meramente, contabilística e, assim mesmo, entre todos os intangíveis subavaliados, há um outro perante o qual nos vergamos TODOS (até a Catedral): A MARCA BENFICA (e essa, só pode pertencer ao Clube, seja quem for que, no Grupo, faça a sua gestão)!

Expliquei-me bem, ou, pelo menos, razoavelmente?

Se houver dúvidas … venham elas!

Viva OBELOVOARDAAGUIA!

Viva o Benfica!
.
Escrito por : José Albuquerque

sábado, 12 de dezembro de 2009

Ponto III

“Falência Técnica” – Que doença é esta?

Toda a gente sabe o que é uma Empresa falida: é a que não é capaz de honrar os seus pagamentos e, por isso, leva os seus credores a solicitar (legalmente) a sua falência.

É esse o caso da nossa SAD? NÃO! MIL VEZES NÃO! Nem da SAD, nem do Clube, nem de nenhuma das empresas que constituem o Grupo Benfica!

Há 15 (há 14, 13 e até há 8 anos) foi quase essa a situação do Glorioso (nunca será demais recordá-lo), mas o Benfica (que somos todos nós) conseguiu afastar-se desse “abismo” e, hoje em dia, está avaliado em algumas centenas de milhão de € (marca incluída).
Como pode, então, uma Empresa que vale muito dinheiro, que honra os seus compromissos, que vê as suas acções bem animadas na Bolsa e que, pela sua credibilidade, não tem nenhuma dificuldade em obter fundos (“empréstimos”), sofrer de uma “doença” com tal nome?
Pode, porque o Capital Próprio está negativo … contabilisticamente.
A conclusão só pode ser uma: há algo de muito errado na “contabilidade” da SAD (e não é um problema só da nossa)!

E como é que se caracteriza esse “erro”? É pela incorrecta avaliação de alguns dos valores do Activo, concretamente os dos “passes” dos Atletas.

O conjunto dos “passes” de todos os Atletas (todos os que têm contrato profissional com a SAD), está no Balanço (em 39/9/2009) incluído na verba de “Activos Intangíveis”, com um valor de 84.813.677€ (!), o que, manifestamente, não tem nada a ver com a realidade (reparem que só os 12 Atletas em que o Fundo participou, foram avaliados, prudentemente, em 92M€, 62% dos quais estão concentrados no Luiz(18), Di(22) e Garcia(17)).

Sabemos que o objectivo essencial de um Balanço é o de nos dar “uma fotografia” da Empresa (enquanto a Demonstração de Resultados nos dá “o filme” da exploração no período indicado) e, por isso, já sabemos que a “fotografia” da BenficaSAD está … muito desfocada!

Para “ajustar as lentes”, teríamos de “corrigir” o valor dos “Activos Intangíveis” e, assim, como que estimar todas as diferenças que ele contém. Caso a caso, Atleta a Atleta, comparando o seu valor no Activo com o seu valor de mercado (se a diferença for negativa, como pode ser o caso do Balboa, resulta uma “menos valia” a que chamamos de imparidade, para distinguir da maioria dos casos em que o valor de mercado é superior e, por isso, existem mais valias potenciais), cada um chegaria ao valor correcto desta rubrica do Activo.

Imaginem que avaliamos todos os Atletas em mais 100M€ dos que os quase 85M€ que lá estão: o resultado seria que, imediatamente, os Capitais Próprios passariam dos tais quase 18M€ negativos para … 82M€ POSITIVOS (!), ou seja, mais que os 75M€ do Capital Social e nos antípodas da tal de “falência técnica”.

Expliquei-me bem, ou, pelo menos, razoavelmente?

Se houver dúvidas … venham elas!

Viva OBELOVOARDAAGUIA!

Viva o Benfica!
.
Escrito por: JOSÉ ALBUQUERQUE

Liga Sagres

Olhanense 2 * 2 Benfica
.
Local: Estádio José Arcanjo - Olhão - Algarve
Data: 12-12-2009
Hora: 21H15
Transmissão: Sporttv1
Árbitro da AFPorto

OLHANENSE:
Ventura;
Miguel Garcia, Sandro, Anselmo, Carlos Fernandes;
Castro, Rui Baião, Rui Duarte;
Toy, Djalmir e Ukra.

Suplentes:
Ricardo Ferreira, Éder Baiano, Tengarrinha, Messi, Zequinha, Paulo Sérgio e Rabiola
.
BENFICA:
Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto;
Javi García, Ramires, Di Maria, Coentrão;
Saviola e Cardozo

Suplentes:
Moreira, Carlos Martins, Weldon, Nuno Gomes, Felipe Menezes, Sidnei e Miguel Vítor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...