segunda-feira, 6 de abril de 2009

LER E REFLECTIR


O "Futebol do Benfica"
.
É penoso ver esta equipa jogar futebol. Futebol? Pois, para quem não sabe é esse o nome do jogo.
Mas o Benfica não joga futebol. O Benfica participa do jogo. É um dos intervenientes mas infelizmente, hoje em dia, faz parte dos passivos.
Nos pés dos jogadores do Benfica, seja ele qual for, a bola é quadrada.
E agora dizem vocês: Que bom! Se a bola é quadrada, o Benfica deve estar a jogar um futebol maravilhoso...Mas o tempo dos Colunas, dos José Águas, dos Eusébios, dos Torres, dos Simões, dos Tonis, dos Vítor Batistas, dos Humberto Coelhos, dos Vicentes, dos Diamantinos, dos Carlos Manueis, dos Strombergs, dos Elzos, dos Valdos, dos Mozers, dos Therns, dos Ricardo Gomes, dos João Pintos, dos Isaías, dos Paneiras, dos Rui Costas, dos Poborskys, dos Futres, dos Magnussons, dos Rui Águas, dos César Britos, dos Kulkovs, dos Simão Sabrosas, etc, etc, esse tempo já acabou...
Hoje a todos os Benfiquistas, resta-nos o sabor de um passado Glorioso, que afilhou um presente mediano e augura um futuro toldado pela incerteza de alguma vez virmos a ser capazes recuperar da pobreza futebolística que hoje apresentamos.
Não há a mínima chama nesta equipa de futebol. Não merecem os adeptos indefectíveis que tem. Não merecem os 10 minutos de aplauso que tiveram quando, por nada mais haver a fazer, o público da Luz se levantou e arrancou de dentro da sua alma o grito de todos os Benfiquistas no final do jogo com o Galatasaray.
Não merecem a presença de 48.000 almas no novo Estádio da Luz para os verem, mais uma vez diga-se, baquear em tempo de exigência e de pressão entregando de mão beijada, MAIS UMA VEZ DIGA-SE, o título aos corruptos do norte.
Não me parece que a solução esteja na descontinuidade. Não me parece que a solução esteja no despedimento do Sr. Quique. Não me parece que o Benfica deva corrigir um erro de "casting" com um novo erro. Atente-se ao que se passa com as nossas 1.ªs escolhas de início de época para treinador principal: Eriksson e Queiróz! Não é preciso dizer mais nada pois não?
Mas também não quero que se faça o mesmo que se fez a Fernando Santos. Fernando Santos perdeu Simão no início da época e após um empate (fora) com o Leixões foi despedido... Este parece-me ainda um erro maior, caso venha a suceder o mesmo com Quique.
Mas em Outubro há eleições.
Todos os Benfiquistas devem ter na sua mente o trabalho que Luís Filipe Vieira fez para nos levantar das cinzas.
Sim meus amigos, o Benfica ardeu! Mas qual Fénix renascida voltou a entusiasmar-nos e a fazer encher o Estádio da Luz.
Voltou às grandes noites europeias e à decisão dos títulos em todas (TODAS) as modalidades que pratica. Ninguém pense que este trabalho pode ser desperdiçado sem passar novamente longos anos a reiniciar um caminho cheio de escolhos e de difíceis etapas.Contudo, o nosso futebol... Meu Deus, o que dizer do nosso futebol.
Nas eleições os Benfiquistas decidirão. Soberanos. Cientes das dificuldades que uma mudança nos trará e da esperança que poderá vir a renascer caso o clube obtenha um novo rumo.
Mas esse rumo tem de ser um rumo nosso. Dos Benfiquistas. Sem infiltrados, sem aproveitamentos pessoais e sem um outro objectivo que não seja o de servir a nossa causa. A causa do maior clube do mundo. O BENFICA!
E volto ao nosso futebol... dos graúdos e não só. Quem se queixa do número excessivo de estrangeiros na equipa principal do Benfica (hoje jogámos com 7 de início por isso até foi um bom dia quanto a esta questão), deveria assistir mais vezes a um jogo dos nossos juniores.
Mas não me quero desviar da questão principal, pois foi ela que me levou a escrever todas estas linhas no dia de hoje.
O nosso futebol irrita!Irrita os adeptos, irrita os árbitros, irrita os dirigentes, irrita os comentadores e até chega a irritar a própria bola.
Ora quando uma equipa que tem todas as condições e mais alguma para praticar um futebol de primeira qualidade, irrita desta maneira tanta gente diferente, por não ser capaz de tratar um objecto que até é redondo, ao ponto deste mesmo objecto se irritar também e começar teimosamente a não querer ir para onde os jogadores do nosso Benfica o querem enviar, alguém tem de fazer alguma coisa!!!Por isso aqui deixo desde já a minha sugestão.
Como me parece que mudar de treinador, de presidente, de jogadores, de adeptos, de árbitros, de campo, de equipamento, não nos vai ajudar a resolver a questão, proponho que se ofereçam uns calmantes à bola!Lá está.
Se a bola se acalmar, vão ver que começa logo a rebolar tranquila para dentro da baliza dos adversários e não continua obstinadamente a bater com as quinas da sua curvatura quadrada, e a ressaltar de aresta em aresta do seu perímetro sempre para longe dos nossos jogadores...
É este hoje em dia o futebol do Benfica. Um futebol quadrado, jogado com um objecto redondo, dentro de um rectângulo, com jogadores oblíquos e um treinador obtuso.
Não há pachorra!
.
PS: Para que não restem dúvidas este texto é mesmo meu!
nunomaf
...........................................
Amigos benfiquistas
.
Com a devida vénia ao amigo nunomaf, atrevo-me ( peço que não me condene, lol) a colocar como artigo de opinião o seu fantástico comentário à situação actual do NOSSO BENFICA, feito no artigo sobre o jogo de ontem, entre o Estrela da Amadora e o Benfica.
Sem dúvida, um comentário cheio de objectividade, coerente, actual, sofrido, mentalmente frontal, digno de um ENORME benfiquista que é decerto nunomaf.
O que se pode ler aqui, leva-nos a uma reflexão profunda, a qual tem de ser feita de forma descontraida, humana, PONDERADA, onde os prós e os contras têm de prevalecer, E NÂO, de outra forma, onde o AMOR AO CLUBE, se transforme em NERVOSISMO, sabendo nós que esse, só prejudica quem quer fazer o melhor
Obrigado caro amigo nunomaf, por nos trazer esta PÉROLA DE ACALMIA e ao mesmo tempo de solicitamento à reflexão, para que, assim, todos possamos fazer o melhor pela causa benfiquista que a TODOS NÓS ORGULHA
.
VIVA O BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...