terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ter ou não ter sorte com o Juiz!!! E nisso está presente a prisão ou a liberdade.

TAS iliba FC Porto e arrasa Apito Final

No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF. O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.
O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões. Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. Levada à letra, diz o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.
Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela. O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses. "As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas". E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.
O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".
Para o tricampeão português, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions. O TAS fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc, etc.

Benfica e Guimarães pagam dez mil euros aos tricampeões

Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.
......................
In/O Jogo
…………………
....................................
Definitivamente acabou a vergonha e a justiça em Portugal.
Actualmente qualquer cidadão do meu País deve-se interrogar:

Será que os presos que se encontram nas cadeias são todos culpados?
Independentemente de culpas ou não, não será que, estão presos porque tiveram azar nos juízes que os condenaram?
Com outro Juiz estariam presos?
Não existe corrupção nos juizes portugueses?
O procurador Carlos Teixeira que ordenou a detenção de Pinto "O honestinho"e a juíza Ana Cláudia Nogueira, têm condições para continuar a exercer a magistratura?
São os Juizes da Uefa todos uns iletrados?
.
Como é possivel se ilibar um individuo que à mais de 25 anos tudo tem feito de menos sério, como provam as visitas de árbitros à sua residência dois dias antes o Porto jogar um jogo que ia ser por esse arbitrado?
E o(s) envelope(s) que o mesmo confirmou ter dado, mas ... com o desplante de dizer que: Estava(m) vazio(s)?
E os convites para os cafézinhos?
E as viagens pagas a árbitros em férias ao Brasil?
E o aviso para fugir para Espanha? Não é corrupção activa de um e passiva de outro?
E etc, etc, etc.
.
O meu Pais está a saque. Até em ser preso ou detido se joga no jogo: Sorte ou Azar.
Só depende do Juíz, dos conhecimentos, .... do TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS.
.
Pobre País desportivo, para onde caminhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...