terça-feira, 6 de maio de 2008

QUE SEJAS SEMPRE FELIZ, RUI COSTA


Rui Manuel César Costa, nasceu a 29 de Março de 1972, e a sua infância foi passada no bairro da Damaia, concelho da Amadora, distrito de Lisboa.
Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis de futebol de salão do
Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com 10 anos de idade, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio, que estava a observar os futuros craques, ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do SL Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano ao Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu uma Taça de Portugal - em 93 - e o titulo de campeão nacional - 93/94. A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros), uma transferência milionária para a época. A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube.
Rui Costa jogou sete épocas na
Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália. Apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a jogadores de grande gabarito como Zidane, jogador da Juventus. Foi colega de Batistuta na Fiorentina e quando se falava da possível saída do argentino para outro clube este afirmou:" Para onde eu for o Rui vai comigo". Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.
Concretizou-se então a transferência para o
AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.
Em
2004 fez o seu último jogo pela selecção portuguesa, jogo esse na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente à selecção da Grécia. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz e Rui Costa marcou o penalty vitorioso.
Um dos jogos mais marcantes da sua carreira foi um jogo amigável entre o
SL Benfica e a Fiorentina, no qual marcou um golo ao seu antigo clube. Não festejou, chorou ao marcar e ouviu um Estádio da Luz repleto a aplaudi-lo.
No dia
25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência, desta vez, foi a custo zero e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Rui Costa abdicou, com a vinda para o SL Benfica, de cerca de 700 mil euros ano. Desta maneira a casa que o viu nascer como futebolista e que todos os anos sonhava com o seu regresso abre-lhe as portas para que Rui Costa possa acabar a carreira no clube do seu coração.


Número de internacionalizações: 94
Número de golos na selecção: 26
Primeira participação na selecção: 1993-03-31
UEFA Champions League (2003)
Supertaça Europeia (2003)
Serie A Italiana(2004)
Supertaça Italiana (1996)
Campeonato da primeira divisão de Portugal (1994)
Taça de Portugal (1993)
Taça de Itália (1996,2001,2003)
Vencedor do campeonato do mundo sub-21 (1991)
Quartos de Final
Euro 1996
Semi Finalista
Euro 2000
Convocado para o
Campeonato mundial de futebol de 2002
Finalista Vencido
Euro 2004
............................................................


É esta um pouco (muito) da história do ENORME menino feito HOMEM que no próximo Domingo, no Estádio da Luz, no último jogo contra o Vitória de Setúbal, para o campeonado nacional 2007/2008, nos deixa ( já sinto saudades) como jogador, iniciando uma carreira como dirigente ( director desportivo) no CLUBE do NOSSO CORAÇÃO, Sport Lisboa e Benfica, que se augura promissora e vitoriosa.

Não estaria nos seus horizontes terminar a sua carreira como jogador desta forma, com o clube a apresentar uma crise profunda de resultados mas, acredito que esse desiderato lhe vai transmitir uma força superior que o ajude a “combater” caminhos árduos e difíceis que o esperam.

Espero eu e, porventura todos os benfiquistas que, Rui Costa na qualidade de futuro responsável pelo futebol do Benfica, seja tão sério como o foi como jogador.
Isto tomando em linha de conta certos lugares cativos – monstros sagrados – que existem no clube, que se consideram intocáveis, senhores de lugares que, por força das circunstâncias, não podem nem devem ocupar. É tempo de mudança. Os benfiquistas, sabemos quem é quem.

Rui Costa sabe disso. Será bom que de principio imponha a sua personalidade e como acredito que pensa, colocar o nome da INSTITUIÇÃO BENFICA, acima de todas as coisas, factos e essencialmente…amigos.
Os jogadores profissionais, hoje em dia, não têm qualquer amor aos clubes. Amam os Euros. Não choram como Rui Costa chorou, nem se dão ao luxo de perder dinheiro como Rui Costa perdeu, aquando do seu regresso ao Glorioso. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ( Pessoas).

Rui Costa, sabe que, o Benfica precisa de qualidade em vez de quantidade. Se vai começar que comece com verdade, fazendo sair quem tiver que sair e tudo tentando para que entre quem tiver que entrar. Do seu esforço e dedicação dependerá e muito o futuro do Sport Lisboa e Benfica, o clube por quem sofremos, lutamos, e de certa forma nos ajuda … a viver.

Muitos desvios e buracos feitos crateras esperam como “ravinas” traiçoeiras, os caminhos de Rui Costa.

A corrupção instalada há cerca de 25 anos, montados e comandados por um polvo que todos conhecem, irá de mansinho, com gestos “pensados e fraudulentamente ingénuos” tentar “levar” consigo para as suas águas flatulentas, Rui Costa.
Essa vai ser a 1ª grande luta deste menino. Não se deixar cair em “falsas facilidades” que não serão outra coisa que não “apanhá-lo” nas suas teias e assim poder continuar o seu caminho por corruptamente vitorioso.
A mente do corruptor, homem das flatulências, ARGUIDO por suspeição, tudo fará para que Rui Costa não vingue e, por consequência, o Benfica continue a sofrer as suas malfeitorias corruptoras.

Força Rui Costa

Nós benfiquistas vamos estar lá para te aplaudir. Uns pessoalmente outros em pensamento. Muitos por motivos profissionais não te poderão bater as palmas que mereces in loco.
Mas bater-te-ão palmas dentro do coração.

Se o Benfica conseguisse ficar em 2.º ou 3.º seria um bom prémio para Rui Costa na sua "despedida".
Apesar dos últimos acontecimentos o não preverem, tenhamos esperança.

Bem hajas Rui Costa.

Que a felicidade te acompanhe sempre e te guie em todas as tuas actuais e futuras (dificeis) decisões.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...